Jovem registra conjunção de Vênus e Júpiter no céu de Santa Catarina

Foto: Kalita Silva/Arquivo Pessoal

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

02/05/2022 - 09:05 - Atualizada em: 02/05/2022 - 09:13

Uma moradora de Santa Catatina flagrou a conjunção entre Vênus e Júpiter, junto à Lua. A imagem foi feita pela historiadora Kalita Silva, 23 anos, na manhã de quinta-feira (28) em Criciúma, no Sul, às 6h02.

Moradora do bairro Maria Céu, a jovem tem o hábito de fotografar o amanhecer logo que acorda. Na quinta, ela percebeu que o céu estava em tons de cor-de-rosa e decidiu fazer o registro. Mais tarde, quando estava navegando em uma rede social, descobriu sobre o fenômeno.

“Vi uma foto sobre [o alinhamento], então notei que tinha tirado uma foto igual e comentei com meu irmão”, explicou.

Segundo o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Alexandre Zabot, ao g1, a imagem se trata de uma sensação visual, já que os planetas estão em um mesmo plano em torno do Sol. À medida que giram, acabam se alinhando.

“É um efeito geométrico. Um fica perto do outro por causa da projeção com que olhamos”, afirma o especialista, que é doutor em Astrofísica e coordenador do programa de extensão Astrofísica para Todos.

Segundo ele, o fenômeno não é exatamente raro e, quando ocorre, dura alguns dias. Mas a visualização depende de condições ideais de abertura climática. Diferente de outros fenômenos, que demandam visualização a partir de locais mais afastados, a confluência de planetas, devido ao brilho, pode ser vista inclusive no centro das grandes cidades.

*Com informações do g1