Jornalista jaraguaense revela doença e alerta seguidores nas redes sociais

Foto: Arquivo pessoal / Redes sociais

Por: Luan Tamanini

05/05/2024 - 15:05 - Atualizada em: 05/05/2024 - 15:24

O jornalista jaraguaense Tiago Scheuer, de 40 anos, usou as redes sociais para revelar que foi diagnosticado com herper-zóster, doença viral que, segundo ele, provoca “dores intensas” pelo corpo.

Repórter da TV Globo, Scheuer alertou seus quase 350 mil seguidores sobre a doença, que se manifestou inicialmente com uma mancha vermelha em sua barriga – mas que foi crescendo dia após dia.

“[A mancha] ocupou parte da lateral do corpo e das costas” nos dias seguintes, relatou e jornalista. Ele disse ainda que procurou uma dermatologista após três dias, sendo então diagnosticado com a doença.

“Ela me diagnosticou com herpes-zóster e já me deu os antivirais para eu tomar”, comentou. Por fim, Scheuer disse que não precisou ficar internado, mas afirmou que “as dores foram muito intensas” e duraram aproximadamente três semanas.

“As dores oscilavam entre sensação de choque, agulhadas, ardor e queimadura”, contou.

Herper-zóster

Conforme o Ministério da Saúde, a herper-zóster é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa. A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras.

Os sinais e sintomas da doença são quase sempre típicos, e costumam anteceder às manchas no corpo. São eles dores nos nervos, ardor e coceiras no corpo, febre, dores de cabeça e mal-estar.

Excepcionalmente, há pacientes que desenvolvem herpes-zóster após contato com doentes de varicela e, até mesmo, com outro doente de zóster, o que indica a possibilidade de uma reinfecção em paciente já previamente imunizado. É também possível uma criança adquirir varicela por contato com doente de zóster. A Herpes-Zóster pode levar a complicações e outras formas clínicas graves, inclusive, levar à morte.

Notícias no celular

Whatsapp