A Prefeitura de Joinville realizará duas edições do Percurso Cultural como parte da programação do Agosto do Patrimônio.
Neste domingo (6) a ação ocorre no Cemitério do Imigrante (Rua XV de Novembro, 1000 – América).
A visita ao espaço será mediada por um monitor, que contará a história do local, curiosidades sobre as lápides e ornamentos fúnebres, além de destacar algumas figuras históricas que estão sepultadas nesta que é a mais antiga edificação em área urbana de Joinville.
O Cemitério do Imigrante funcionou de 1851 a 1913, e desde 1962 é tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico Natural pelo Governo Federal.
No dia 20, o Percurso Cultural será realizado no centro de Joinville com foco nas edificações históricas e obras do artista Fritz Alt.
O trajeto inicia no Museu Nacional de Imigração e Colonização – MNIC (Rua Rio Branco, 229 – Centro) e encerra na Praça da Bandeira, ao lado do Terminal Urbano de Joinville.
Conforme a Prefeitura, o percurso passa por prédios tombados como, por exemplo, o Palacete Schlemm, na esquina das ruas Do Príncipe e Jerônimo Coelho, e a Deutsche Schule (antiga Escola Alemã), na rua Princesa Isabel.
Os passeios ocorrem a partir das 15h e tem duração de cerca de 1h30, com percurso a pé. Em caso de chuva, as atividades podem ser remarcadas.
A atividade é uma proposta da Secretaria de Cultura e Turismo voltada para a educação patrimonial e busca contextualizar o tema com outras questões relevantes e atuais, como ocupações e transformações urbanas, preservação, financiamentos e restauro dos imóveis tombados.
As inscrições estão abertas, com participação gratuita e vagas limitadas a 25 pessoas por sessão. A ficha de inscrição está disponível no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PercursoCultural).