Será lançado nesta quarta-feira (8), às 17h, o “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes – Como preparar o setor turístico aos desafios do ‘novo normal’ no período pós-pandemia”. O público poderá contemplar a apresentação do projeto que também será transmitida através através de live no YouTube do Caminho dos Príncipes.
Elaborado por empresários do setor turístico, o projeto tem o objetivo de promover ações integradas na região, nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos para a retomada gradativa do setor de turismo, com iniciativas que deverão ser implementadas a curto, médio e longo prazo, a partir do lançamento do plano.
Fazem parte da elaboração os membros de entidades representativas e representantes do Poder Público dos 16 municípios integrantes da Região Turística Catarinense Caminho dos Príncipes (Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder).
A capacitação está entre as ações imediatas, na qual serão produzidos vídeos de curta duração, direcionados a profissionais como recepcionistas, camareiras e garçons, com informações sobre protocolos de segurança. Serão elaboradas também cartilhas com protocolos de boas práticas e com orientações destinadas a cada público.
A área do Produtos Turísticos também será comtemplada com a revisão de roteiros turísticos e a divulgação dos que estiverem mais bem estruturados. Serão lentados também, junto aos municípios, produtos turísticos para compor os roteiros.
Regionalização é tendência
De acordo com pesquisa realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a regionalização será uma forte tendência no período de retomada do turismo, uma das atividades mais impactadas negativamente pela pandemia da Covid-19.
“O estudo mostra que as pessoas pretendem viajar com a família, de carro e para ambientes ao ar livre. E a Região dos Caminho dos Príncipes é privilegiada já que oferece diversas opções como roteiros de cicloturismo, cachoeiras, hotéis fazenda, turismo rural e praias. Nossa intenção é mostrar o que a região oferece, valorizando o contato com a natureza”, explica a coordenadora da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville, Juliana Oliveira.
Para Joinville, onde o turismo é alavancado principalmente pelo setor de eventos, o “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes” é uma oportunidade para projetar os atrativos que a cidade oferece e conquistar novos públicos. “É preciso fazer com que toda a região e o próprio joinvilense conheça as opções do turismo de lazer que a cidade oferece. Isso é fundamental para todos os equipamentos do setor, incluindo hotéis, restaurantes, espaços de lazer, que foram extremamente afetados pela pandemia da Covid-19”, reforça Juliana.
Com informações da assessoria de imprensa.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul