Encerrou nesta sexta-feira (19) a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Joinville. Desde o começo desta semana, o grupo acompanhou o andamento físico e financeiro do programa de empréstimo e verificou se as obras financiadas pelo BID no município estão em conformidade técnica, ambiental, social e de segurança, atendendo às políticas do banco.
Na manhã desta sexta-feira, Tiago Pena (chefe da divisão de água e saneamento do BID), Flavia Oliveira (especialista em água e saneamento) e Gustavo Smiderle (analista de operações) se reuniram com o secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura, Ricardo Mafra, e a diretora executiva da SAP, Silvia Reolon.
“A missão de supervisão serve para o acompanhamento das metas da execução. Estamos nos aproximando do fim do contrato, que se encerra em fevereiro de 2027, mas conseguiremos alcançar muito próximo do 100% do valor financiado sendo desembolsado”, explica Ricardo Mafra.
“Foi muito boa a missão. Gostamos de ver as obras em andamento e estamos satisfeitos com o empenho da Prefeitura de Joinville”, afirma o chefe da divisão de água e saneamento do BID, Tiago Pena.
A Prefeitura de Joinville financiou R$ 371.700.00 (70 milhões de dólares) e estão em execução obras no valor R$ 206.289.505 com o BID, dentro do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville,
Este valor financia as seguintes ações: obras no bairro Vila Nova (em execução), Ponte Anêmonas (em execução), duplicação do último trecho da avenida Santos Dumont (licitação homologada), Parque Cais Conde D’Eu (em execução), obras de acesso à Ponte Anêmonas (recebimento de propostas) e Parque Linear 2 (licitação homologada).
A Prefeitura ainda tem em execução projetos e planos diretores de drenagem.
Águas de Joinville
Os representantes do BID também acompanharam as obras realizadas pela Companhia Águas de Joinville, que tem financiamento para obras de água e esgoto. Em 2023, foi assinado um empréstimo no montante de U$ 136 milhões, contrato de cinco anos, com liberação de recursos à medida que a execução das obras avança.
Além de Tiago Pena, Flavia Oliveira e Gustavo Smiderle, participaram da missão Juan Carlos Lazo (especialista em gestão financeira), Nicolas Bujak (especialista ambiental e social) e Rita Motta (especialista ambiental)
Gestores da Companhia apresentaram um panorama geral do programa e o status de cada objeto do plano de aquisições. A comitiva visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão e conferiu as obras de modernização que estão sendo executadas na unidade. Também foi realizada uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Nova e às obras de implantação da rede coletora de esgoto no bairro Floresta.
Além desses, outros projetos estão recebendo financiamento do BID: implantação do novo sistema de abastecimento de água Piraí Sul, modernização da ETE Jarivatuba, medidas de eficiência energética e implantação de 182 km de redes de esgoto e de 41 km de redes de água para melhorar o abastecimento. As obras de esgoto beneficiarão aproximadamente 160 mil pessoas, e as de água, cerca de 170 mil pessoas.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional com sede nos Estados Unidos. Foi criado em 1959 com o propósito de financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe. Atualmente, o BID é um dos maiores bancos regionais de desenvolvimento em nível mundial.