O Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa de 3,5 GHz (Gaispi), coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), liberou o serviço de 5G para Joinville a partir da próxima quinta-feira (15).
A cidade está entre as 15 do país que terão acesso antes do prazo. Agora, a oferta dos serviços depende apenas das operadoras.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Joinville está apta a receber a tecnologia desde abril, quando o prefeito Adriano Silva sancionou a Lei Complementar 600.
O município ficou entre os dez mais bem colocados do Brasil no ranking “Cidades Amigas do 5G”, realizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, e foi divulgado pelo Governo Federal.
Para chegar ao ranking, os pesquisadores levaram em conta critérios como autorização para instalação em até 60 dias, prazo de validade da licença não inferior a dez anos, solicitações que podem ser feitas em um único órgão na Prefeitura, processos e documentação claramente definidos, além de valores das taxas de licenciamento razoáveis.
A partir da implantação do 5G vai ser possível implantar a Internet das coisas e o modelo de Indústria 4.0 em Joinville. O 5G não apenas aumenta a velocidade da Internet, mas também diminui a sua latência. Na prática, é um menor tempo de resposta e transferência de dados.
Vale lembrar que a obrigação editalícia das empresas operadoras é de ligar o 5G nas cidades acima de 500 mil habitantes em 31 de julho de 2025.