Joinville inicia campanha educativa voltada aos pedestres

Fotos: Prefeitura de Joinville

Por: OCP News Joinville

11/01/2024 - 17:01 - Atualizada em: 11/01/2024 - 17:22

A Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Prefeitura de Joinville iniciou nesta quinta-feira (11) a campanha educativa “No trânsito, somos todos pedestres”. A primeira ação ocorreu na faixa de pedestres em frente à Rua das Palmeiras, na Rua do Príncipe. Durante todo o ano, a campanha prosseguirá por demais vias do município.

Durante a ação, pedestres e motoristas receberam material informativo e também foram instruídos sobre os cuidados que devem ser tomados ao atravessar a faixa, bem como, o respeito que os motoristas devem ter para com os pedestres.

 

 

A gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio, informa que de 2021 a 2023 aumentou em 17,8% o número de acidentes de trânsito envolvendo pedestres. Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, em 2021 foram 236, em 222, 244 e no ano passado 278 acidentes.

“Todos nós somos realmente pedestres. Quando estamos na faixa, esperando para atravessar, nós queremos que os veículos parem. E quando estamos dirigindo, temos a responsabilidade de parar para que o pedestre faça a travessia segura”, afirma Melissa.

Segundo a gerente, um dos principais causadores de acidentes, envolvendo pedestres, é o uso de celulares. “É muito perigoso estar olhando a tela do celular enquanto se atravessa uma rua”, alerta Melissa.

A aposentada Cida Aparecida de Andrade elogiou a ação. “É uma questão de educação as pessoas respeitarem as leis de trânsito. Todos precisam ter consciência”, diz Cida.

Participaram do lançamento da campanha a Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, ONGs, Associações e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A campanha é realizada atendendo à Resolução do Contran que em 2023 tem como tema central “Paz no trânsito começa por você”.

 

Dicas para os pedestres:

– Ao atravessar a rua, observe se existe semáforo. Se houver, agrade-o.
– Caso não exista semáforo, olhe para os dois lados, independentemente do sentido da via.
– Fique visível, olhe para o motorista e certifique-se que ele te avistou.
– Aguarde todos os veículos pararem e atravesse na faixa com segurança.
– Ao iniciar a travessia não corra, observe sempre se há movimentação de motos ou bicicletas nos corredores entre os veículos.
– Não utilize celular nem fones de ouvido durante a travessia.

 

Dicas para os motoristas:

– Dirija com cuidado, respeitando a sinalização e os demais usuários da via.
– Ao se aproximar da faixa, reduza a velocidade.
– Sinalize aos demais veículos sua parada com o pisca-alerta.
– Dê preferência aos pedestres na faixa de pedestre.
– Inicie a marcha do veículo após a travessia completa dos pedestres.
– Não ultrapasse veículos parados antes da faixa de pedestre.