Joinville é a única cidade brasileira a participar de evento internacional de Educação nos EUA

Foto: Pixabay

Por: OCP News Joinville

26/10/2023 - 21:10 - Atualizada em: 26/10/2023 - 21:33

Joinville participa, nesta semana, de um evento internacional que reúne cidades que estão entre os melhores sistemas escolares do mundo.

O município é o único representante brasileiro no simpósio do The Global Cities Education Network (GCEN), que ocorre nos Estados Unidos.

Nesta quinta-feira (23), o secretário de Educação, Diego Calegari, teve a oportunidade de apresentar, de forma online, o trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino durante a mesa redonda “Navegando por novos desafios na educação: perspectivas pelo mundo”. O foco foi explicar a proposta do Educação que Transforma.

 

 

“Foi uma confirmação de que aquilo que estamos fazendo em Joinville está em sintonia com os melhores sistemas de educação do mundo, com aqueles que mais têm buscado transformar e atender às necessidades para termos uma educação inovadora no século 21”, comenta Calegari.

A mesa redonda contou ainda com representantes de sistemas educacionais de Adelaide (Austrália), Shangai (China), Bermuda e Peru. Durante toda a semana, representantes da Secretaria de Educação também participaram da programação como ouvintes para acompanhar as discussões mundiais sobre temáticas importantes.

O GCEN é uma comunidade de aprendizagem internacional criada em 2012, que busca formar uma rede colaborativa para identificar problemas comuns e de alta prioridade, pesquisar e desenvolver soluções práticas e eficazes que podem ser adaptadas a diferentes culturas e contextos políticos, com foco no trabalho com sistemas educacionais municipais.

Os membros atuais incluem sistemas que são referência na área, como Calgary (Canadá), Denver (EUA), Hong Kong (China), Lexington (EUA), Xangai (China), Singapura (Singapura), Surrey (Canadá), Toronto (Canadá) e Ilhas Virgens Americanas (EUA).