Joinville dispara o alerta com alto risco para dengue

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

16/03/2023 - 07:03 - Atualizada em: 16/03/2023 - 07:50

Joinville disparou o alerta para o risco de transmissão da dengue. Segundo levantamento da Prefeitura de Joinville, são 553 focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti na cidade.

O levantamento foi finalizado em março, pela Secretaria da Saúde. O resultado final foi encaminhado para o Ministério da Saúde.

O secretário da saúde de Joinville, Andrei Kolaceke, frisa que o resultado do Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de março causa bastante preocupação.

Segundo ele, o cenário revela um agravamento nos focos do mosquito na cidade, que se concentram primariamente em residências – o cenário já vinha se consolidando em levantamentos passados.

O cenário levou a criação do plano “Monitora Dengue”, direcionando os pacientes com sintomas da doença para tratamento adequado nas unidades de saúde do município.

Dentro do plano, pacientes são classificados em quatro grupos, conforme a gravidade do caso e dos sintomas de dengue. Com base nesta classificação, são encaminhados para o tratamento adequado. A divisão vai de A a D, sendo D o mais grave e A o menos grave, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

A ação também conta com uma central de teleatendimento para acompanhamento de pessoas com doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).