Joinville confirma mais quatro mortes por dengue

Foto: Pixabay

Por: Thomas Madrigano

06/06/2023 - 17:06 - Atualizada em: 06/06/2023 - 18:03

Nesta terça-feira (6), a Secretaria da Saúde de Joinville confirmou mais quatro mortes por dengue no município.

Os óbitos foram de dois homens, de 45 e 56 anos, e duas mulheres, de 79 e 86 anos.

 

 

As vítimas viviam, respectivamente, nos bairros Bom Retiro, Aventureiro, Glória e Guanabara. As mortes ocorreram entre os dias 19 de maio e 1º de junho.

Neste ano, 13,1 mil casos de dengue foram confirmados em Joinville. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue está nas residências.

Desde janeiro de 2023, foram registrados 22 óbitos em decorrência da doença no município.

 

Medidas para evitar a doença

A forma mais efetiva de barrar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros Paranaguamirim, Comasa e Jardim Paraíso registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

Por meio do site joinville.sc.gov.br/dengue, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.