Jiboia-vermelha dá à luz 14 filhotes após passar nove anos em total isolamento

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/06/2024 - 08:06 - Atualizada em: 27/06/2024 - 08:45

O nascimento de 14 filhotes de uma jiboia-vermelha, apelidada de “Ronaldo”, está sendo investigado pela faculdade de Portsmouth, na Inglaterra. Ronaldo viveu isolado por nove anos, sem contato com outros animais, conforme reportado pelo G1.

Os filhotes nasceram dentro de um viveiro, após a jiboia ter sido resgatada pela Sociedade Real de Prevenção à Crueldade Animal (RSPCA) e levada para a faculdade, onde continuou sem convívio com outras cobras. Especialistas consideram que o fenômeno pode ser explicado pela partenogênese, um processo em que um óvulo se desenvolve em embrião sem fertilização.

Partenogênese vem do grego parthénos (virgem) e gênese (criação), sendo observado em plantas, insetos, peixes e até pássaros.

Os filhotes são clones da mãe, conforme explicou o especialista Pete Quinlan. A descoberta da gravidez de Ronaldo foi uma surpresa, assim como a revelação de que Ronaldo, anteriormente identificada como macho, pode precisar de uma nova avaliação de gênero.

Quinlan notou que a cobra parecia mais robusta, mas a equipe não havia suspeitado de gravidez. Assim que os filhotes estiverem saudáveis para manipulação, serão encaminhados para novos lares.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).