Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul terá Bienal Internacional do Livro e Comic Con

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

19/10/2022 - 15:10 - Atualizada em: 20/10/2022 - 08:00

Jaraguá do Sul já possui em seu calendário de eventos algumas ações de grande porte e repercussão, como o Jaraguá em Dança, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), a Feira do Livro e a Schütenzfest, além de receber artistas nacionais e internacionais em seus espaços culturais. Agora, mais duas novidades chegam para trazer lazer e cultura para os moradores da cidade e região: a Bienal Internacional do Livro e a Comic Con.

Os dois eventos, que terão programação gratuita e de qualidade, são fruto de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Sociedade Cultura Artística (Scar), a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e a Design Produções, organizadora da Feira do Livro.

“A parceria entre iniciativa pública e privada é uma caraterística forte e vencedora do DNA criativo e corporativo jaraguaense, tanto no âmbito da saúde, da educação e do empreendedorismo, quanto na cultura”, destaca a presidente da Acijs, Ana Chiodini.

Jaraguá Comics será realizado nos dias 5 e 6 de novembro

O primeiro dos dois eventos acontece ainda este ano: o Jaraguá Comics, um encontro inspirado nas convenções de quadrinhos e de fãs de filmes, séries e games, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro na Scar e vai democratizar o acesso à cultura, levando para a comunidade a arte dos quadrinhos e o universo nerd, geek e pop, com programação 100% gratuita em espaços com acessibilidade e utilização de energia renovável.

Com entrada franca, estrutura ímpar no estado e atrações diversificadas, o evento terá como principais atrações a palestra com a dubladora oficial das séries japonesas Naruto e Dragon Ball, concurso de K-Pop (música popular coreana), espetáculo de teatro ligado aos quadrinhos, beco dos artistas com espaço de exposição e interação, gincana sobre a série Stranger Things, da Netflix, concurso de Cosplay (fantasias baseadas em personagens), encontro Pokemón com troca de cartas e figurinhas, encontro RPG/Magia e debate com quadrinistas premiados nacionalmente.

Além de ser o primeiro evento deste tipo em Jaraguá do Sul, o Jaraguá Comics é também um dos poucos eventos deste gênero no Brasil a oferecer entrada gratuita. Já é possível seguir o instagram oficial do evento, o @jaraguacomics, e também conferir o site, o www.jaraguacomics.com.br . A programação completa já está no site oficial.

“Realizamos muitos eventos que envolvem os jovens, como o Festival da Canção e o Jaraguá em Dança, mas com o Jaraguá Comics esperamos atingir esse público de uma outra forma, trazendo atrações inéditas, que vão servir como um ponto de encontro entre fãs”, afirma Natália Petry, secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.

Foto: Divulgação/PMJS

Bienal Internacional do Livro acontecerá em outubro de 2023

O segundo evento, a Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, também já tem data e local para acontecer: de 19 a 29 de outubro de 2023 na Scar e no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). O evento vai ocupar os dois prédios e o entorno e homenageará um país que tenha relação direta com a cidade. A Bienal vem para substituir a Feira do Livro e dar uma característica multissetorial ao universo dos livros.

Para João Chiodini, da Design Produções, “o evento vem para estabelecer um diálogo mais próximo com a comunidade jaraguaense, ao mesmo tempo que amplia os horizontes da cidade”. A arte e a literatura continuam sendo o carro-chefe, mas autores e livros de outras áreas do conhecimento humano também ganharão espaço e força.

A estrutura para o evento vai quadruplicar: uma feira do livro turbinada e diversificada, com mais estandes, mais autores, mais contações de histórias, mais lançamentos de livros e autores de todas as áreas do conhecimento humano.

“O papel da entidade vai além de sediar os dois eventos. Temos envolvimento na criação e organização dos projetos, o que torna o desafio mais rico culturalmente”, finaliza a diretora-executiva da Scar, Edilma Lemanhê.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.