Neste sábado (19) e domingo (20), Jaraguá do Sul será palco de um evento cultural que promete encantar o público e celebrar a riqueza da música brasileira. O projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”, inclui quatro apresentações gratuitas em espaços públicos da cidade, Terminal Urbano, Calçadão de Jaraguá do Sul, Parque Via Verde e Praça Ângelo Piazera.
“Os shows são fruto de um projeto que incentiva a expressão cultural de músicas características do samba e choro no contexto urbano e valoriza os profissionais envolvidos, fazedores e mantenedores da cultura no norte catarinense”, destaca Sérgio Sabiá, idealizador e diretor musical do projeto.
Ele estará acompanhado por Rubens Franco (voz), Guto Machado (violão de sete cordas), Luizinho (cavaquinho) e Luan Koroll (percussão). O grupo traz um repertório que homenageia grandes nomes da música brasileira.
O projeto “Sabiá & amigos: samba e choro” é financiado pela Lei Paulo Gustavo, criada para apoiar iniciativas culturais em todo o Brasil. “Eventos como este promovem o respeito à diversidade cultural e a continuidade dessas práticas também em nossa cidade”, afirma Sérgio.
Valorizando a cultura brasileira
A iniciativa busca promover o samba e o choro para centenas de ouvintes nas ruas de Jaraguá do Sul, celebrando o patrimônio histórico do povo brasileiro. Esses gêneros musicais surgiram entre o final do século XIX e o início do século XX, combinando ritmos africanos com melodias brasileiras influenciadas pela harmonia europeia, especialmente no choro.
O choro é conhecido como o primeiro gênero de música urbana instrumental tipicamente brasileira, enquanto o samba, símbolo mundial do Brasil, reflete a alegria, resistência e diversidade cultural do país.
“Cada música do nosso repertório oferece uma visão singular sobre os desafios e conquistas da nossa cultura plural, ressaltando o poder da performance musical na construção de uma cultura de paz e harmonia”, explica Luan Koroll, músico do projeto e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No repertório, estão clássicos como “As mariposas”, “Samba do Arnesto” e “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa, “Carinhoso” de Pixinguinha e “Feitiço da Vila” de Noel Rosa.
Serviço
- O quê: Apresentações gratuitas do projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”;
- Quando e onde
- Sábado (19) | 9h às 10h – Terminal Urbano | 11h às 12h – Calçadão de Jaraguá do Sul;
- Domingo (20) | 15h às 16h – Parque Via Verde | 17h às 18h – Praça Ângelo Piazera;
- Valor: Evento gratuito.