Jaraguá do Sul tem recorde semanais de casos de Covid-19 pela sexta vez seguida

Foto: Divulgação

Por: Gustavo Luzzani

27/07/2020 - 18:07 - Atualizada em: 27/07/2020 - 18:21

Pela sexta semana consecutiva, Jaraguá do Sul registrou recorde de casos semanais de coronavírus. Foram 362 pessoas contaminadas entre os dias 19 e 25 de julho. O recorde anterior era de 256 casos.

Nesta segunda-feira (27), foram incluídos 83 novos casos de Covid-19, sendo que 172 recuperações também foram registradas nas últimas 24 horas.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul totalizou 1.595 atendimentos. Deste total, 711 são referentes a coletas de exames de PCR no Pama 1, onde também ocorreram 545 consultas médicas.

Os demais atendimentos foram realizados nas unidades de saúde Barra do Rio Cerro (127), Ilha da Figueira (98) e Nereu Ramos (114). Com aumento da demanda, outras duas unidades passaram a atender pacientes com suspeitas de coronavírus, do João Pessoa e Caic.

Unidades de Terapia Intensiva

Dando continuidade às ações necessárias para o enfrentamento do coronavírus, a Prefeitura de Jaraguá do Sul também tem trabalhado para atender a demanda crescente por UTI’s.

A estrutura disponível nos hospitais da cidade, antes da pandemia, era de 40 leitos no total, contando os dois hospitais. Com recursos da Prefeitura, foram construídos mais 10 leitos em cada hospital para atender pacientes da Covid-19.

Ficaram, então, 10 leitos de UTI adulto no São José, e 10 leitos de UTI infantil no Jaraguá, todos habilitados e com critério de preenchimento regulado pelo Governo do Estado.

Com o aumento da demanda por vagas, a Prefeitura intermediou de início mais quatro leitos de UTI adulto no São José (aumento de 40% da capacidade) e, agora, em acordo com Hospital Jaraguá, adaptou mais cinco leitos que a princípio estavam destinados para pacientes da ala infantil para atender adultos.

Esses leitos aguardam regulação por parte do Estado, mas o Município se antecipou em atender a demanda, subsidiando estes 9 leitos, entendendo a urgência da situação.

A Prefeitura, em parceria com os hospitais que sempre prestaram um serviço de excelência, estão montando desde março verdadeiros hospitais de campanha dentro dos nossos hospitais. O objetivo é fazer com que os investimentos necessários agora fiquem de legado.

Atualmente, a ocupação dos leitos de UTI adulto (19 vagas) é de 100% e infantil (5 vagas) é de 20%. Já há tratativas para expansão da capacidade.

Porém, se nossos números seguirem no ritmo crescente, nos próximos dias esses leitos serão também ocupados.

Por isso, é tão importante que a comunidade entenda a necessidade de fazer a sua parte, seguindo todas as medidas de prevenção, protegendo, sobretudo, idosos e pessoas que fazem partes dos grupos de risco, essas com chances maiores de terem quadro agravado pelo coronavírus.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

USO SOMENTE PARA JARAGUÁ

Acompanhe a evolução da pandemia de Covid-19 em Jaraguá do Sul aqui.