Jaraguá do Sul tem atendimento gratuito durante a 25ª Campanha Nacional da Voz

Divulgação/Hospital Jaraguá

Por: Pedro Leal

19/04/2023 - 10:04 - Atualizada em: 19/04/2023 - 10:38

Segue em todo o Brasil até o dia 31 de julho uma iniciativa que oferece atendimento médico voluntário para adultos com queixas relativas à voz e garganta. Trata-se da 25ª Campanha Nacional da Voz, uma oportunidade para prevenção e diagnóstico precoce de possíveis problemas e de doenças graves como o câncer. Neste ano, Jaraguá do Sul participa da campanha com atendimentos gratuitos realizados pela Otorrinolaringologista parceira do Hospital Jaraguá, Dra. Ariana Gomes.

A campanha é uma realização de associações médicas que desejam colaborar na prevenção e diagnóstico precoce de tumores da região da boca e garganta. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 67% dos pacientes com câncer de laringe, por exemplo, não resistem à doença. No entanto, se eles tivessem sido diagnosticados em fase inicial, este número poderia ser reduzido para 5%.

Outro dado preocupante: as chances de sofrer com câncer de boca, faringe ou laringe é de 8 a 10 vezes maior em quem fuma ou em que fumou por boa parte da vida. A campanha nacional é, justamente, focada para atender adultos fumantes com 40 anos ou mais. “Se você sente incômodo, dor ou ardência na boca ou garganta, falta de ar, tem muitos engasgos, pigarros ou rouquidão, há mais de 15 dias, a sugestão é procurar um especialista o quanto antes. Aproveite o momento e cadastre-se para fazer um exame de forma gratuita e, juntos, prevenirmos problemas futuros”, explica a Otorrinolaringologista Ariana Gomes.

O exame é bastante simples e se chama videolaringoscopia. Ele é rápido e indolor e é realizado no próprio consultório. A especialista busca lesões ou outros sinais que possam apontar a existência de doenças na boca, garganta, base da língua e pregas vocais. Não há necessidade de nenhum preparo anterior, como jejum. O interessado pode retornar à sua rotina e trabalho logo em seguida.

Se for identificado algum problema, o profissional médico poderá indicar um tratamento que pode incluir medicamentos, terapias ou outros procedimentos médicos.

Como agendar a consulta gratuita?

Acesse o site oficial da campanha www.bocaegarganta.com.br e faça o agendamento online ou mande uma mensagem para o WhatsApp: (47) 98889-5454. Lembre-se que a campanha é focada para adultos com 40 anos ou mais que são ou eram fumantes. O atendimento será marcado conforme agenda da profissional e do interessado. O consultório da Dra. Ariana Gomes está localizado na rua Anita Garibaldi, 68, na Clínica São João.