Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul se destaca com programa de limpeza de cabos nos postes

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Gabriel JR

05/08/2025 - 17:08 - Atualizada em: 05/08/2025 - 17:11

O programa de higienização da rede de cabeamento nos postes de Jaraguá do Sul tem se destacado como referência estadual e começa a servir de modelo para outras cidades. Na segunda-feira (4), o coordenador do Procon de Blumenau, Cezar Campesatto, acompanhado da gerente de Fiscalização do órgão, Andréa Pintarelli, conheceram de perto como funciona a iniciativa. Eles receberam informações sobre a criação do Protocolo de Cooperação Técnica (PCT), assinado em dezembro de 2022 – entre a Celesc, o Ministério Público e a Associação dos Provedores de Internet do Vale do Itapocu (APROVI).

A reunião contou com a presença do empresário Paulo César Warmling, do fiscal de Telecomunicações da Celesc, Samuel Paulo Coutinho, da chefe de Fiscalização de Atividades Urbanas, Andriela Ferreira Santos, e do gerente de Fiscalização da Prefeitura, Liandro Piske.

“Enfrentamos um problema sério de poluição visual e ocupação clandestina dos postes em Blumenau, com excesso de cabos desativados ou fora das especificações técnicas. Precisamos resolver essa situação, e o modelo de Jaraguá do Sul é um excelente exemplo a ser seguido”, destacou Campesatto.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

A ação pioneira em Santa Catarina, já retirou mais de 28 toneladas de cabos desativados ou clandestinos, em 78 mutirões, que percorreram cerca de 110 quilômetros de redes de transmissão. O acordo promoveu uma mudança significativa no aspecto visual da cidade, retirando cabos e fios de internet e telefonia, reduzindo os riscos de acidentes e o uso irregular dos postes por empresas não autorizadas.

Para o gerente Liandro Piske, o sucesso da operação em Jaraguá do Sul se deve à soma de esforços.

“A parceria com as empresas que aderiram ao protocolo, a Celesc e, principalmente, com o Ministério Público foi fundamental. Tivemos também o apoio de uma legislação bem estruturada, que nos garantiu a segurança jurídica necessária para conduzir as ações de forma eficiente”, destacou.

Os mutirões de limpeza ocorrem semanalmente e envolvem oito empresas que aderiram ao programa. Os munícipes também podem colaborar com sugestões e denúncias por meio do aplicativo Jaraguá na Mão, ou na página da APROVI.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação