Jaraguá do Sul registra mais duas mortes por influenza

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Thomas Madrigano

06/06/2024 - 16:06 - Atualizada em: 06/06/2024 - 16:11

A Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), a confirmação de mais duas mortes por influenza no município: uma mulher e um homem, ambos na faixa etária de 60 a 69 anos. Os casos de Influenza A foram confirmados por meio de exame do Laboratório Central de Saúde Pública de SC (Lacen).

Agora, já são três óbitos por influenza em Jaraguá do Sul neste ano, o que acende o alerta das autoridades de Saúde, tendo em vista que os casos ocorreram em um período de alta circulação do vírus influenza, que costuma ser mais agressivo durante os meses mais frios do ano.

Neste sentido, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, disponível gratuitamente para toda a população nas UBSs com sala de vacinas. “É a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, reduzindo consideravelmente o risco de complicações graves e mortes”, explica o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode causar desde sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado comum, até quadros graves, como pneumonia, que podem levar ao óbito, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.

A imunização é recomendada para toda a população, com especial atenção aos grupos de risco. “A vacina é segura e eficaz. Ela é a melhor forma de proteger não apenas a si mesmo, mas também as pessoas ao seu redor, reduzindo a propagação do vírus na comunidade,” ressalta o secretário.

Para se vacinar, basta comparecer a uma das unidades de saúde com sala de vacina, munido de documento de identificação. Não é necessário agendamento prévio. A vacina é gratuita e está disponível durante o horário de funcionamento das unidades.

Sintomas

Os sintomas da gripe, causada pelos vírus influenza apresentam um início mais súbito. O paciente pode apresentar febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Em caso de sintomas que possam indicar influenza, a recomendação é procurar uma UBS.

Notícias no celular

Whatsapp

Thomas Madrigano

Jornalista sempre em busca da notícia.