Esta semana foi marcada pelo início das aulas na rede municipal de ensino. Por isso o trânsito em frente às escolas e creches aumentou consideravelmente, em especial nos horários de entrada e saída dos estudantes das aulas. Para garantir embarque e desembarque tranquilo e seguro dos estudantes, já há alguns anos foram adotadas algumas medidas. Uma das principais foi a instalação de faixas elevadas e lombadas em frente destes locais.
- Médicos discutem uso da IA em benefício de deficientes visuais
- STJ nega mais prazo para regulamentar cannabis para fins medicinais
De acordo com a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul em janeiro foi feita toda a revitalização dos sinais de trânsito nas ruas que tem algum centro de educação infantil (creches) ou escola estadual, municipal e particular. Segundo dados da DTT hoje a cidade dispõe de faixas elevadas e lombadas em 28 pontos próximos a estabelecimentos de ensino.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Contran) A faixa elevada para travessia pedestres é um dispositivo implantado no trecho da pista onde o pavimento é elevado, conforme critérios e sinalização definidos pelo próprio Contran. Em locais onde ela é instalada junto a semáforos, o pedestre deve aguardar o sinal verde para ele antes de iniciar a travessia. Caso o pedestre ainda esteja cruzando a faixa e o sinal abrir para os veículos, os motoristas devem a guardar os pedestres terminarem de cruzar a faixa em segurança.
Já nos locais onde não houver semáforo, o cuidado deve ser redobrado. “Antes de cruzar a faixa note se o motorista visualizou que você está aguardando. Espere ele reduzir a velocidade e parar antes de passar”, orienta o diretor da DTT, Gilmar Marietto. Segundo ele, é comum que pessoas distraídas – falando ao celular, por exemplo – iniciem a travessia sem verificar se algum carro está se aproximando. Normalmente nisso resultam os acidentes. As pessoas precisam entender que somente a faixa não é garantia que não vai ocorrer um atropelamento. É preciso atenção antes de iniciar a travessia”.