Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul recolheu mais de 8 mil toneladas de recicláveis em 2024

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Luana Maia

07/05/2025 - 11:05 - Atualizada em: 07/05/2025 - 13:02

Maio é o mês da conscientização da reciclagem em Jaraguá do Sul. Neste mês o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), reforça a importância da participação da população em adotar práticas sustentáveis, com a separação correta dos materiais recicláveis.

Ao longo de 2024, por meio do Programa de Coleta Seletiva Saco Verde, foram coletadas 8.781,5 toneladas de materiais recicláveis no município, que, posteriormente, foram encaminhadas às cooperativas de reciclagem credenciadas com o Samae. A maior parte dos materiais coletados foram plásticos, papelão, papéis e vidros.

De acordo com o diretor de Manejo de Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana da autarquia, Deverson Simioni, é o terceiro ano consecutivo com aumento no volume de materiais coletados. “Isso não seria possível sem a participação da nossa comunidade”, comenta.

Em 2022, foram coletadas 7.242,34 toneladas de materiais recicláveis. Já em 2023, foram 7.771,02 toneladas e, em 2024, chegamos a mais de 8 mil toneladas. “Por isso, no mês da reciclagem, reforçamos a importância de mais pessoas participarem do programa de coleta seletiva, realizando a separação dos materiais e descartando os recicláveis no saco verde ou em outras embalagens, como sacolas plásticas e caixas de papelão, pois podemos fazer muito mais”, orienta Simioni.

Ele informa que, atualmente, os materiais coletados são encaminhados gratuitamente para 13 cooperativas de reciclagem, que fazem a triagem dos materiais, que, posteriormente, recebem a destinação correta. Esse trabalho garante o sustento de cerca de 90 famílias. Em 2024, foram distribuídos 3,2 milhões de sacos verdes para incentivar a população a reciclar. Neste ano, será distribuída a mesma quantidade.

A coleta seletiva traz inúmeros benefícios sociais e ambientais, tais como: diminuição da poluição do solo, da água e do ar; manter a cidade limpa; evita o entupimento de bueiros e enchentes; reduz o consumo de energia pela economia circular; aumenta a vida útil dos aterros sanitários; diminui o risco de proliferação de doenças; e promove a inclusão social, com geração de emprego e renda para diversas famílias.

Além de maio ser o mês da conscientização sobre a importância da reciclagem no município, no dia 17 de maio, é comemorado, anualmente, o Dia Mundial da Reciclagem. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis em todo o mundo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e estagiária do OCP News