Representantes da Caixa Econômica Federal entregaram, esta semana, ao prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner, o Selo Caixa Gestão Sustentável. Trata-se do reconhecimento criado pelo banco para os municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública local.
Todos os municípios brasileiros são elegíveis, mas precisam atingir a pontuação mínima necessária para a obtenção do selo, que possui 21 indicadores distribuídos em 4 categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático, esta última, incluindo aspectos relativos às mudanças climáticas.
Para a obtenção do Selo pelo município, são coletadas informações variadas de fontes públicas, de sistemas governamentais e de indicadores auto declaratórios. O Selo tem quatro níveis (Cristal, Topázio, Safira e Diamante), sendo que, cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão. O selo é concedido ao município que obtiver pelo menos 60 pontos.
A concessão do Selo busca, também, incentivar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima.
Município em destaque
Jaraguá do Sul alcançou a graduação Safira por ações desenvolvidas nas categorias Ambiental, Social, Governança e Climática. Segundo o superintende de rede da CEF, Rodrigo Medeiros, o Município obteve o maior índice do Estado, 92 pontos. “É a maior nota de Santa Catarina e temos muito orgulho de entregar este selo, pelo destaque alcançado pelo Município”, enfatizou.
“É um reconhecimento importante que reforça nossas metas de trabalho. Temos uma equipe unida, com os mesmos objetivos para o crescimento da cidade”, destacou também o prefeito.
Após a entrega do Selo, o prefeito acompanhou a comitiva até a Sala de Inteligência e Gestão que traz informações em tempo real de praticamente tudo o que acontece e é feito na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Os dados apresentados na Sala de Inteligência e Gestão servem para a tomada de decisão do prefeito e equipe gestora de forma mais eficiente.
Os selos e suas respectivas pontuações são determinados de acordo com as regras abaixo:
- Para o Selo Cristal: mínimo de 60 pontos alcançados;
- Para o Selo Topázio: mínimo de 70 pontos alcançados;
- Para o Selo Safira: mínimo de 80 pontos alcançados;
- Para o Selo Diamante: mínimo de 100 pontos alcançados.