Jaraguá do Sul recebe pela terceira vez o Prêmio Cidades Excelentes

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Claudio Costa

15/11/2023 - 11:11 - Atualizada em: 15/11/2023 - 12:36

Pela terceira vez seguida, Jaraguá do Sul foi o grande destaque da premiação promovida pelo Grupo Bandeirantes e GBV, que levou em conta dados de governança do Instituto Aquila.

Os municípios de Santa Catarina com as melhores práticas de gestão pública foram reconhecidos na noite dessa segunda-feira (13) com o Prêmio Band Cidades Excelentes, do Instituto Aquila, Grupo Bandeirantes e Grupo Barriga Verde.

Prefeitos e representantes municípios de todo o estado participaram da cerimônia em Florianópolis.

O prefeito José Jair Franzner foi representado pelo Chefe de Gabinete João Berti, que destacou como o município possui um dos índices de governança mais altos do país.

“É uma cidade bem gerida, que tem uma população engajada em atividades sociais e solidárias do dia a dia. É difícil encontrar um jaraguaense que não participe de forma voluntária de alguma atividade ou entidade social, o que é reflexo de sua administração, o que reflete na estrutura, na mobilidade, na saúde e na educação do município, que é a terceira melhor do país”, afirmou. Berti estava acompanhado do presidente do Samae, Onésimo José Sell, e do diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Manoel da Silveira.

Os outros dois municípios finalistas do Prêmio Principal da categoria foram Brusque e Criciúma.

Jaraguá do Sul foi também o vencedor nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, o vencedor do Prêmio Principal foi Timbó.

O município de Luzerna foi o vencedor do Prêmio Principal na categoria de menos de 30 mil habitantes.

Devido a outros compromissos em Jaraguá do Sul, o prefeito Jair Franzner não pode se fazer presente na solenidade em Florianópolis, mas recebeu com muita alegria os certificados que comprovam a posição do município perante o Estado.

“Estamos muito orgulhosos em ver que o trabalho que toda a nossa equipe está fazendo vem dando resultados positivos. Temos sempre que erguer a cabeça e continuar trabalhando para melhorar ainda mais os nossos serviços e entregar cada vez mais qualidade para a população”, resumiu Franzner.

Critérios da premiação

A premiação levou em conta os seis pilares observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA): Eficiência Fiscal, Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade, além de uma categoria geral final que premiou os melhores municípios.

As cidades que se inscreveram na premiação foram divididas entre as categorias de população abaixo de 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e municípios acima de 100 mil habitantes.

A Consultora Sócia do Instituto Aquila, Rita de Andrade, explicou que o O IGMA coleta dados públicos e oficiais de diversas fontes, como o DATASUS, o MEC, portais de transparência.

“Nossa inteligência artificial capta isso, constrói indicadores e nos permite avaliar o desempenho dos municípios de forma mais assertiva. Colocando tudo em um único portal, a gente consegue criar rankings, comparações e avaliações. Quando você observa um melhor desempenho de um município em algum dos pilares, a gente consegue ir atrás e descobrir o que esse município faz de diferente”, explicou.

Para o presidente do Grupo Barriga Verde, Saul Brandalise Júnior, os reconhecimentos cabem para todo o estado.

“Os dados do Instituto Aquila são os responsáveis pela avaliação, então esse prêmio não é baseado no que a nossa emoção determina, esse prêmio é critério, é gestão, é competência. Santa Catarina não está nessa posição por acaso, é resultado da competência do povo barriga-verde” finalizou.

O Prêmio Cidades Excelentes acontece em diversos estados, e os municípios vencedores de cada um dos pilares na etapa estadual terão a oportunidade de representar seus estados na etapa nacional, que será em Brasília, no dia 11 de dezembro de 2023.

Confira a lista completa de vencedores de Santa Catarina do Prêmio Cidades Excelentes 2023

Prêmio Principal – IGMA Geral
100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

Pilar Educação
100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

Pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
100 mil hab. – Jaraguá do Sul.