A Secretaria de Obras e Serviços Públicos trabalha na limpeza de córregos e valas em diferentes regiões do município. A ação faz parte de um conjunto de medidas preventivas contra enchentes. Além de garantir o fluxo adequado da água da chuva, o serviço contribui significativamente para a saúde pública e para a melhoria do ambiente urbano.
- Aromaterapia é aliada na recuperação pós-parto e saúde materna
- Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam
Somente no mês de março, 22 córregos foram limpos, somando cerca de 5 quilômetros de extensão. O trabalho envolve a remoção de resíduos sólidos, entulhos e vegetação acumulada, que dificultam a drenagem natural e favorecem o acúmulo de água parada. A medida visa evitar alagamentos, transbordamentos e demais transtornos.
- Foto: PMJS/Divulgação
- Foto: PMJS/Divulgação
“A limpeza de córregos e valas é uma ação fundamental não só do ponto de vista da infraestrutura, mas também da saúde. Canais obstruídos acumulam água e lixo, o que atrai insetos, como o mosquito da dengue, além de outros animais peçonhentos. Por isso, é uma prioridade da administração municipal”, destaca o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alceu Gilmar Moretti.
A ação tem caráter permanente e ocorre de forma programada, atendendo tanto regiões com maior vulnerabilidade quanto locais indicados por moradores. A Prefeitura também reforça a importância da colaboração da população, orientando para o descarte correto de resíduos e denunciando irregularidades. “Trata-se de um trabalho que previne problemas maiores no futuro. Quando mantemos os canais de drenagem limpos e funcionando, estamos protegendo vidas, patrimônios e garantindo mais qualidade de vida para todos”, conclui Moretti.