Jaraguá do Sul passa a aplicar dose única de vacina contra o HPV

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

05/04/2024 - 18:04 - Atualizada em: 05/04/2024 - 18:35

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu a Nota Técnica Nº 41/2024/CGICI/DPNI/SVSA/MS emitida pelo Ministério da Saúde que atualiza as recomendações para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

De acordo com a Nota Técnica, a vacinação contra o HPV passa a ser em dose única para o público-alvo entre 9 e 14 anos de idade, de ambos os sexos. Importante destacar, ainda, a ampliação da faixa etária de pessoas aptas a receberem o imunizante, que agora vai até os 19 anos (para não vacinados anteriormente). Também foram incluídas no público que pode receber a vacina contra o HPV os portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR), com até 45 anos. As novas diretrizes visam fortalecer a prevenção e o combate a doenças associadas ao HPV, incluindo certas formas de câncer.

A vacina contra o HPV está disponível nas Unidades de Saúde de Jaraguá do Sul com salas de vacina. São 25 salas distribuídas estrategicamente em vários bairros, com o objetivo de garantir acesso fácil e eficaz à imunização e atender as necessidades de todos os cidadãos, promovendo a saúde e o bem-estar de forma inclusiva.

Com esta ampla cobertura e rede de vacinação, o Município reforça seu compromisso de proteger a comunidade contra diversas doenças, incluindo aquelas preveníveis por meio das vacinas.

No âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, Jaraguá do Sul contribui diretamente para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – Saúde e Bem-Estar. Especificamente, a disponibilidade das salas de vacinação em toda a cidade está alinhada com a meta 3.3 deste ODS, que visa combater doenças transmissíveis e, até 2030, acabar com epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas.

SOBRE O PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV)

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível comum que pode levar ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, sendo um assunto de saúde pública de grande relevância. A vacinação é uma estratégia fundamental para a prevenir estas doenças, sendo eficaz e segura.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).