Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul participa de torneio de robótica em nova Escola Sesi no Moinho Joinville

Evento de tecnologia evidencia vantagens do ensino da robótica / crédito GILBERTO DE FREITAS

Por: Pedro Leal

07/11/2023 - 13:11 - Atualizada em: 07/11/2023 - 16:15

A partir desta sexta-feira, dia 10, Jaraguá do Sul vai estar presente no Torneio SESI de Robótica FLL que a Federação das Indústrias de Santa Catarina realiza na nova escola que funcionará junto ao antigo Moinho Joinville.

Aberto ao público, o evento apresenta à comunidade programas educacionais que serão oferecidos na Escola SESI de Referência. Nos dias 10 e 11, equipes da Escola SESI disputam o torneio que vale vaga para a etapa nacional, onde a unidade do Sesi Senai de Jaraguá do Sul estará representada por 4 equipes em 3 modalidades. Já nos dias 13 e 14, o evento recebe equipes de escolas públicas, particulares e times de garagem.

A visitação em todos os dias do evento é gratuita para o público em geral, mas é preciso se inscrever acessando o link >>> https://sesisc.org.br/roboticafll.

Para o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, o evento é uma grande oportunidade de conhecer a nova escola do SESI, que inicia o ano letivo de 2024 com previsão de 1,7 mil estudantes. “Nossa nova escola será um ambiente inovador e dinâmico que se dedica a promover a abordagem STEAM, a educação profissional e, também, o ensino superior. Queremos que a comunidade veja de perto a transformação que vem sendo feita no Moinho Joinville para receber a segunda escola de referência do SESI”, afirma Aguiar.

Por meio de projetos práticos, colaborativos e interdisciplinares, a Escola SESI prepara os estudantes para enfrentar desafios do mundo real, fomentando a curiosidade, a resolução de problemas e a criatividade, explica o diretor de educação, saúde e tecnologia da Fiesc, Fabrizio Machado Pereira. “A aprendizagem vai além das salas de aula, abraçando a experimentação, a descoberta e o pensamento crítico, preparando os alunos para um futuro repleto de possibilidades e oportunidades”, frisa.

Primeira edição do SESI Lab Itinerante

A programação do Torneio SESI de Robótica FLL inclui diversas atividades gratuitas, como o Sesi Lab Itinerante que contará com dez atrações interativas, uma programação de oficinas maker e cursos para professores. Esta será a primeira edição do projeto desenvolvido com o objetivo de levar a experiência do museu em formato pocket para outros estados do país. O formato é composto por uma exposição autoportante e de fácil adaptação a diferentes espaços. A capacidade de atendimento é de até 2,5 mil pessoas na área de oficinas e uma previsão de receber até 5 mil pessoas na área expositiva.

Ainda nas atividades paralelas, os visitantes poderão participar de oficinas de tecnologia, Mostra Steam, Cine Steam, mini kart, mini fusca e patinetes. Quem for ao evento, vai poder conhecer de perto os bonecos do Homem de Ferro e do personagem de Star Wars, Darth Vader, as maiores peças já impressas em 3D e com inteligência artificial. Darth Vader, por exemplo, tem 2,18 metros de altura e pesa 22,98 kg. A produção em 3D levou 14 dias e foi realizada em oito máquinas, operando 16 horas por dia. No sábado, dia 11, haverá ainda o espetáculo científico Ciência em Show.

Competição vale vaga para etapa nacional

Enquanto os visitantes conhecem mais do mundo STEAM, que está no DNA da Escola SESI, uma outra turma estará concentrada na realização das missões propostas na temporada Masterpiece do torneio de robótica da FIRST Lego League (FLL). Estudantes das escolas do SESI e de escolas públicas e particulares disputam vagas na etapa nacional.

Nos dias 10 e 11 de novembro, além das disputas da FLL, os alunos participam de seletivas da FIRST Tech Challenge (FTC). Dentro do programa educacional F1 in Schools, as equipes realizam seletivas internas para seguir à disputa regional. Já na FIRST Robotic Competition (FRC), equipes de Blumenau e Joinville irão demonstrar como funciona a modalidade.

A unidade do SESI SENAI de Jaraguá do Sul vai estar presente no torneio com 4 equipes em 3 modalidades.

Na modalidade First Lego League, time XT100 Fats robots, com o projeto de um canal de vídeos nas redes sociais com curiosidade e dicas sobre robótica para despertar interesse para quem tem a robótica como hobby;

Times S. Robots, com o projeto de Amarelinha musical para estimular a prática de uma brincadeira sem as telas com os benefícios de atividade física e da música;

Na modalidade First Tech Challenge, time Frog, em que os estudantes são desafiados a projetar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas, contribuindo para que desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Para isso, o time desenvolveu um robô capaz de manusear peças de uma superfície de base reta e levar até uma outra área, realizando o transporte e descarte;

Modalidade F1 in Schools, time Faíscas com o desafio de motivar os estudantes a criarem uma empresa para competir em uma pista de corrida em miniatura e reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. Uma das etapas desta competição é o marketing e divulgação.

Uma outra etapa da competição é a criação de um projeto social, e foi desenvolvido algo parecido com a carona solidária, pensando no trânsito da cidade de Jaraguá do Sul e buscando soluções para minimizar a quantidade de veículos nas ruas, principalmente nos horários de “pico”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).