Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul leva espetáculos ao Festival Nacional de Teatro

Peça "Assim singrou o barco" Foto: PMJS/Divulgação

Por: Luana Maia

20/06/2025 - 16:06 - Atualizada em: 20/06/2025 - 17:23

O tradicional Festival Nacional de Teatro – Nepopó contará com dois espetáculos de Jaraguá do Sul em sua 17ª edição, de 19 a 22 de junho, em São João Nepomuceno (MG). Apresentados pelas Companhias Municipais de Teatro Adulto e Juvenil (KEFI), vinculadas ao Programa Bolsa Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), as peças “Assim Singrou o Barco” e “Quem Matou Alice no País das Maravilhas?” estão na programação do evento. O Festival selecionou 22 espetáculos de oito Estados do Brasil. Os dois grupos da cidade somam 21 indicações e cinco prêmios em festivais.

Os grupos jaraguaenses embarcam na noite de quarta-feira (18), levando na bagagem arte e talento, além, do orgulho de representar Santa Catarina no circuito nacional. A participação reafirma o compromisso do Programa Bolsa Cultural com a formação artística e com a valorização dos jovens talentos locais.

“O intercâmbio cultural proporcionado por eventos como este é uma oportunidade única de crescimento, visibilidade e aprendizado para os alunos e toda a comunidade artística envolvida”, destaca o secretário da Secel, Gilberto Gesser.

“Assim singrou o barco”

Com dramaturgia de Felipe da Rocha e direção de Thaysa Petry Lisbôa, a peça apresenta a jornada de sete marujos presos ao navio Liberdade, mergulhados em ciclos repetitivos de existência, até que um despertar coletivo os impulsiona a romper com as tradições e buscar novos rumos. O espetáculo é uma poderosa metáfora sobre mudança, resistência e reinvenção cultural.

  • Data da apresentação: Sexta-feira, 20 de junho
  • Elenco: Alisson Nonato Borsuk, Emmanuelle Furtado, Felipe da Rocha, Felipe Schwammbach, Julia Carolino, Lucas Jorge Muniz, Arthur Prestes e Thaysa Petry Lisbôa
  • Elenco de apoio: Arthur Prestes e Lucas Jorge Muniz.

“Quem matou Alice no país das maravilhas?”

Criado por jovens artistas da cidade, o espetáculo traz uma releitura provocadora do clássico de Lewis Carroll. Em meio a um julgamento repleto de provas suspeitas, os personagens investigam a misteriosa morte de Alice – uma metáfora poderosa sobre identidade, ruptura e autoquestionamento.

  • Data de apresentação: Sábado, 21 de junho
  • Elenco: Ana Clara Schäffer, Anderson Cavalcante Alves Junior, Helen Eduarda Ferreira, Emmanuelle Furtado, Felipe da Rocha, Felipe Gabriel Schwammbach, Gabriela Kanzler Kohler, Leonardo Kanzler Kohler, Giovanna Araujo de Oliveira, Indra Eloá Corrêa, Isadora Fouletto, Julia Camily Marcelino, Manuela Salvador, Melany Vitória Corrêa, Otávio Bazzanella Pereira, Rafaela Ghisi Fortes e Sophia Zambon Rodrigues
  • Elenco de apoio: Ana Julia Araújo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luana Maia

Acadêmica de jornalismo e redatora de cotidiano e entretenimento.