Foi inaugurada na noite de quinta-feira (9), a Policlínica II – Dr Cláudio Luiz dos Santos, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Instituto de Educação Médica – Idomed.
O evento contou a presença de autoridades, diretores da instituições, médicos, professores, familiares do homenageado e convidados. Um dos momentos marcantes foi a homenagem prestada à esposa do médico Cláudio Luiz dos Santos, que morreu em 2017.
Ana Cristina Melin Benthien dos Santos recebeu a homenagem das mãos do prefeito Antídio Lunelli e do Diretor Nacional de Medicina Idomed Estácio, Dr. Silvio Pessanha Neto.

Foto: Divulgação/PMJS.
O diretor do Curso de Medicina Idomed Estácio de Jaraguá do Sul, Antônio de Souza Junior, disse estar feliz que o Curso de Medicina vem ocupando posição de destaque no município.
“E a gente só tem a agradecer porque vai aumentar o número de consultas, vai ter mais médicos qualificados e vamos estar cada vez mais preparados para atender na saúde pública em Jaraguá do Sul, que já é referência e vai ser ainda mais”.
Juliana Barros do Vale, que é coordenadora do Curso de Medicina, mencionou que o espaço servirá para os alunos exercitarem a relação médico/paciente e desenvolver as habilidades e competências necessárias para a formação.
“Afinal, não existe o ensino médico sem o contato com o paciente, seja ele a beira de um leito hospitalar, numa sala cirúrgica ou numa policlínica como esta que inauguramos hoje”, disse ela.
Já o diretor Nacional de Cursos de Medicina Idomed Estácio, Silvio Pessanha Neto, lembrou que desde 2017, a instituição encontrou na Prefeitura todo o apoio necessário para viabilizar o Curso de Medicina em Jaraguá do Sul.
“Os nossos alunos estão chegando nos dois últimos anos de faculdade e precisam muito do campo de prática para sua formação e assim atender todas as demandas da sociedade. A gente fica muito orgulhoso também pela homenagem que foi feita ao Dr. Cláudio e que a Policlínica perpetue a memória deste médico tão reconhecido e importante para a história do município”, pontuou.

Foto: Divulgação/PMJS.
O deputado estadual, Dr. Vicente Caropreso, lembrou da época que o Dr. Cláudio chegou em Jaraguá do Sul e do legado que deixou e elogiou a iniciativa do Município de prestar esta homenagem.
“Ele representou sempre muito bem a nossa classe, por isso, ele está sendo homenageado e pode ser homenageado Estado a fora, pela ética, competência e respeito ao ser humano”, enfatizou. O médico enaltecendo ainda a importância da parceria que resultará na melhoria do atendimento à população.
Para o secretário municipal de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, a homenagem ao Dr. Cláudio é muito mais que merecida, pelo que ele fez pela comunidade jaraguaense.
“Quem teve contato com ele, ainda fala do estilo de atendimento, de acolhimento e trabalho que ele prestava. Este ambiente também merece esta homenagem”, comentou.
Sobre a Policlínica, Moretti enfatizou que este é o padrão SUS de Jaraguá do Sul.
“Neste período de pandemia, não ficamos parados. Além de todo o suporte para atendimento à população, aproveitamos este período e reformamos todas as nossas unidades, para acolher ainda melhor as pessoas”, finalizou.
O prefeito Antídio Lunelli citou que o atendimento médico especializado é hoje um dos principais gargalos do Brasil, que já era antes da pandemia e depois desses quase dois anos, há agora uma demanda represada que torna ainda mais urgente os investimentos em saúde.

Foto: Divulgação/PMJS.
“Essa realidade reforça a importância da estrutura que estamos inaugurando, a Policlínica II – Cláudio Luiz dos Santos, em homenagem ao Dr. Cláudio, que dedicou a sua vida à medicina e nos deixou em 2017. Não tenho dúvidas de que ele seria um entusiasta do passo que damos hoje aqui”, falou o prefeito.
Lunelli destacou ainda que sempre foi um entusiasta de parcerias porque acredita que é na coletividade que evoluímos, e lembrou de um sonho da juventude.
“Quando jovem, meu sonho era ser médico, ajudar a salvar vidas, como fazem não só os médicos, mas também os enfermeiros e técnicos. Cheguei a estagiar no Hospital São José, mas depois a vida acabou me levando para o mundo empresarial. Minha admiração pelos profissionais de saúde, entretanto, nunca diminuiu. Durante a pandemia, não teríamos resistido sem a dedicação deles. Nosso reconhecimento e agradecimento”, completou.
Lunelli agradeceu ao empenho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Faculdade Estácio Idomed.
“Que possamos trabalhar ainda mais em parceria pensando no bem coletivo e na melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou.
Sobre a Policlínica ll
A estrutura de 500 metros quadrados que abriga dez consultórios clínicos, ambiente de triagem e salas de aula e de reuniões. Mais de 20 profissionais – entre recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, médicos preceptores, entre outros – vão atuar no espaço, que receberá também alunos do curso de medicina para atividades práticas.
A Policlínica fica anexa à Galeria Park Menel, na rua Prof. Adejaime Reitz, nº30 no Centro de Jaraguá do Sul. No início das atividades estarão disponíveis serviços como exames de Eletrocardiograma, Dermatoscopias e consultas de especialidades médicas e autorizações de exames.
Os estudantes vão atuar no local a partir de janeiro de 2022, sempre supervisionados por médicos preceptores.
Em disciplinas práticas, eles vão acompanhar e apoiar consultas em nove especialidades: Pediatria, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Propedêutica Médica, Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Pneumologia.
A estimativa inicial é de que sejam feitos 800 atendimentos por semestre com participação de alunos. Além disso, a estrutura também será usada por equipes da Prefeitura.

Foto: Divulgação/PMJS.
Todos os atendimentos serão gratuitos, pelo programa SIP-SUS (Sistema Integrado de Práticas do SUS), que visa ampliar os serviços em saúde e a qualificação do ensino por meio da prática e o fortalecimento das instituições de ensino.
Sobre o homenageado
Dr. Cláudio Luiz dos Santos nasceu no dia 29 de abril de 1966, em Lages, filho de Osvaldo Orlandi dos Santos e Amelinda Dal Vesco dos Santos. Médico, casado com Ana Cristina Melim Benthien dos Santos. Deixou três filhos: Luca, Daniele e Gabriel.
Cláudio foi servidor do Município de Jaraguá do Sul entre dois de setembro de 1988 e 22 de janeiro de 2017, quando nos deixou. Atuou junto à Secretaria Municipal de Saúde como médico efetivo, prestando um trabalho de excelência junto a especialização de pneumologia.
A maior parte de seu trabalho foi desenvolvido junto a Diretoria de Vigilância Epidemiológica no combate à tuberculose. Médico dedicado, atencioso e muito querido pelos colegas e seus pacientes, atuava também pelo sus no Hospital São José.
*Com informações de assessoria de imprensa.