Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul dá adeus ao sambista Peri Querino da Cruz, o ‘Pery do Pandeiro’

Foto: Arquivo pessoal

Por: Elisângela Pezzutti

13/07/2023 - 15:07 - Atualizada em: 13/07/2023 - 16:16

Faleceu nesta quarta-feira (12), em Jaraguá do Sul, aos 96 anos, o senhor Peri Querino da Cruz, conhecido como ‘Pery do Pandeiro’ ou ‘Seu Piri’.

O velório acontece na Capela Mortuária da Vila Lenzi e o sepultamento está previsto para esta sexta-feira (14), às 16h, no Cemitério Municipal do mesmo bairro.

Peri era muito conhecido por seu envolvimento com o Carnaval de Jaraguá do Sul.

O sambista deixa enlutados 3 filhos, noras, netos, bisnetos, parentes e amigos de roda.

Sobrevivente de explosão em fábrica de explosivos

O sr. Peri é citado no livro “Memórias do Povoado Morro da África e a história dos negros em Jaraguá do Sul”, escrito por Egon Lotário Jagnow, com colaboração de Beatriz de Lima Alves, e lançado pela Design Editora, em 2019.

Na publicação, consta que ele começou a trabalhar em Joinville, na empresa Tupy, depois veio para Jaraguá do Sul, onde trabalhou na Fábrica de Pólvora, tornando-se um dos sobreviventes da explosão que afetou o estabelecimento em 6 de novembro de 1953, matando dez trabalhadores.

Veja abaixo, vídeo de uma entrevista concedida pelo sr. Peri, que foi um dos moradores mais antigo da Rua José Emmendörfer, no Bairro Nova Brasília, ao historiador Ademir Pfiffer. Ele conta fragmentos da história do início desta rua de Jaraguá do Sul nos idos do anos 1960.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.