Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul celebra Dia do Rock no Parque da Inovação neste sábado (15)

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

13/07/2023 - 11:07 - Atualizada em: 13/07/2023 - 14:41

Os sons das guitarras de oito bandas roqueiras de Jaraguá do Sul, Joinville, Guaramirim e São Paulo irão agitar as festividades dos 147 anos de Jaraguá do Sul no Parque da Inovação na tarde deste sábado (15).

O evento também celebrará o Dia Internacional do Rock – comemorado em 13 de julho – e terá início a partir das 14 horas. Os grupos que subirão ao palco são: Céu de Ícaro, Appaloosa, Pretty Visitors, Estado Deplorável, Tribo da Lua, NPKN, FLY X. e 3 Pipe Problem. Além disso, os aficionados do ritmo presentes também terão opções de foodtruck e cervejarias nos local.

A secretária de Cultura, Esporte de Lazer (Secel) da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, falou sobre o evento: “O Dia Internacional do Rock não poderia ficar de fora da nossa programação de aniversário. Sempre buscamos intensificar o fomento aos eventos com todos os estilos e ritmos musicais, aproveitando para dar oportunidade principalmente aos artistas que temos em Jaraguá do Sul e região para mostrar seu trabalho, além de aproveitar os excelentes espaços públicos da cidade, como é o Parque da Inovação”.

Com estilos e perfis bem variados, os oito grupos prometem brindar o público com sons bem ecléticos, misturando o rock autoral, o clássico rock’roll com batidas eletrônicas, além de homenagear grandes bandas como Artic Monkeys, Nirvana, Radiohead, Pixies, Doors, Queen, Legião Urbana, Sepultura, Titãs entre outros monstros sagrados do Rock Nacional e Internacional.

Confira abaixo o perfil da cada banda que irá se apresentar

 

PRETTY VISITORS

Foto: Divulgação

A banda Pretty Visitors estende a proposta de reproduzir com a maior qualidade possível, adicionando características pessoais, grande parte do acervo da banda britânica Arctic Monkeys. Criada em 2016, vem aperfeiçoando técnicas e equipamentos desde então. Já se apresentou em diversas casas de shows em Jaraguá do Sul e região.

APPALOOSA

Foto: Divulgação

Desde 2018 a banda Appaloosa, de Jaraguá do Sul, vem ganhando espaço e seguidores. Composta por músicos experientes, com mais de 10 anos de palco, a banda traz uma sonoridade impecável, misturando country, southern rock e rock’n’roll. Curtida por grandes nomes da música mundial como a banda americana Blackberry Smoke e o lendário Stephen Stills do grupo Crosby, Stills & Nash, a banda aposta em suas composições além de interpretar os artistas que os inspiram. O primeiro single da banda, intitulado “Alice” foi lançado no Brasil e nos EUA tocando em algumas rádios do Texas. No ano de 2023, a banda lançou três novas faixas, duas delas com a participação de Rick Ferreira (Raul Seixas, Erasmo Carlos, Roupa Nova, etc.) no pedal steel. Em 2022 a banda caiu na estrada, chegando a passar por 13 cidades em um período de 45 dias

FLY-X

Foto: Divulgação

Surgiu no inverno de 1997 na cidade de Guaramirim, tendo em sua formação inicial os amigos Kélson Marcelo, João Luís e Vagner Assis. Influenciados por Beatles, Nirvana, Superdrag, Sepultura, Helmet, entre outras, dedicaram-se exclusivamente a composições autorais . Desta forma registraram a primeira gravação no formato demo tape em 1998 e posteriormente 4 discos (2003, 2005, 2009, 2012). Durante sua trajetória tocaram em diversas cidades, festivais e arriscam a dizer que foram a banda que mais se apresentou no templo do underground catarinense, o Curupira Rock Club. A banda entra em um hiato, retornando ao palco apenas em 2017 para a apresentação comemorativa de 20 anos no Sesc Jaraguá do Sul. Retorna à atividade em 2022, com nova formação e novas composições. Tendo algumas apresentações na sua agenda e a produção de um novo disco ainda para 2023.

NPKN

Foto: Divulgação

Com raízes latinas, a NPKN transcende a geolocalização com uma música universal, sem CEP e sem gênero musical. Desde seu início, as integrantes do duo Kimberlly Arce (argentina/espanhola) e Natana Alvarenga (brasileira) somam diversas conquistas importantes, algumas delas são: prêmio “Best Internacional” do Toronto Independent Music Awards em 2017, participação no AudioArena Originals em 2017, apresentação no festival João Rock em 2018 e apresentação no Hard Rock Cafe de Nova York, na Times Square em 2019. Em 2019 lançaram seu álbum de estreia: “I.NN.PAK é um disco poderoso que mostra o início da carreira da NPKN como artistas, expõe bagagens, opiniões, posicionamentos e conselhos com sinceridade e ainda traz belas interpretações de sons que ecoam pela mente de uma dupla criativa e das mais representantes da nova música indie brasileira hoje em dia.

3 PIPE PROBLEM

Foto: Divulgação

Guitarras distorcidas, elementos eletrônicos e um curioso mix de influências: esse é o 3 Pipe Problem. Criada em 2017 em São Paulo, tem como proposta um trabalho único e original, acompanhando a tendência do rock moderno. Apesar da referência ao DIY (“faça você mesmo”), o 3 Pipe Problem passa longe do punk, tendo sua sonoridade influenciada por bandas como Nirvana, Radiohead, Pixies, Faith no More e os brasucas Titãs, Legião Urbana, Ratos de Porão e Sepultura, um caldo heterogêneo que garante melodia e peso às canções. O primeiro EP, “Elephant in the Room” (2019) , foi gravado em Los Angeles com o produtor ganhador de Grammy Darryl Swann e apresentou a banda para o cenário do rock. Em 2020 o 3 Pipe lançou seu segundo EP, “40” gravado e produzido de forma independente no Vault22 studios pelo produtor Hafa Dami. A maturidade sonora desta vez abriu as portas para o 3 Pipe no mercado nacional do rock em definitivo, levando o som para as rádios, importantes playlists nacionais e internacionais nos streamings, além da boa audiência do clip nas redes sociais. A banda acaba de lançar seu novo EP “Too Old to Rave” produzido em parceria com o DJ HD-4884 em Los Angeles.

ESTADO DEPLORÁVEL

Foto: Divulgação

Banda street punk catarinense desde 2006 canalizando o espírito da ruas. Formada na cidade Jaraguá do Sul, o grupo faz rock autoral, já conta com três álbuns de estúdio e se prepara para lançar seu quarto álbum recém gravado, intitulado “Resistência”. A sonoridade é basicamente uma mistura punk rock, ska, hardcore e outros ingredientes para distribuir peso, riffs energéticos, vocais explosivos e a verdade nua e crua gritada aos quatro ventos. Sob forte influência de bandas como Cock Sparrer, The Clash, The Last Resort, Ska-P, The Toasters e Social Distortion, a banda aborda temas como problemas sociais, (mal) comportamento humano, dramas, paixões e futebol. Atualmente o grupo segue firme e forte, mesmo após várias mudanças em sua formação e uma pandemia no caminho. Conta ainda com videoclipes, participação em coletânea gringa e um extenso histórico de shows, dividindo o palco com ícones como Garotos Podres, Inocentes, Los Fastídios, Blind Pigs, Ação Direta, Agrotóxico, Olho Seco, Sepultura, entre outros.

TRIBO DA LUA

Foto: Divulgação

A Banda Tribo da Lua nasceu no início do ano 2000, tendo se apresentado nos principais bares e boates de Santa Catarina. Suas principais influências são o pop-rock nacional dos anos 80 e o melhor do rock internacional. A Banda participou em 2003, do CD Rock com Stillo, uma coletânea com oito bandas de Santa Catarina. No ano de 2007 a Banda se apresentou para um público de mais de 8 mil pessoas na inauguração da Arena Jaraguá, antecedendo o show da Banda Nenhum de Nós. Também neste mesmo ano fez a abertura do Show de Zé Ramalho no Clube Tradição em São Bento do Sul. Realizou em abril de 2008 o “Ensaio Aberto” em frente ao Museu Emílio Silva. No ano de 2010 produziu o DVD “Falas & Vozes” em comemoração aos 10 anos da Banda, gravado ao vivo no Teatro do Sesc de Jaraguá do Sul. O DVD intitulado “Esperando Amanhecer” foi gravado em Jaraguá do Sul-SC no dia 20 de setembro de 2015 em comemoração aos 15 anos da banda e possui 12 faixas inéditas que são composições da própria banda. O show de lançamento aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2016 no Espaço Buena Eventos, com a participação de todos os músicos que fizeram participação especial no DVD, inclusive o Veco Marques da banda Nenhum de Nós.

CÉU DE ÍCARO

Foto: Divulgação

A banda surgiu em 2013, com a iniciativa de fazer uma abordagem dos chamados “LADO B”, das bandas clássicas do Rock and Roll. Nesse intuito, entre hiatos motivados por trocas de músicos, a banda vem cumprindo sua proposta, fazendo shows em diversas casas da região, bem como em outras cidades estado de SC. A banda também já se aventurou por outros estados do Sul e Sudeste, como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Parados a pouco mais de 2 anos, 2019 foi o ano da retomada das atividades da banda com força total, com algumas remodelações no repertório apresentado aos fãs, entre eles ressalta-se um tributo a banda Queen e outro ao The Doors, bem como, outros sons com a mesma identificação musical, a fim de cumprir a missão de levar adiante o bom e velho Rock and Roll. No ano de 2021, a banda traz o projeto Céu de Ícaro – Apresentando Rodrigo Seixas, trazendo covers do inesquecível Raul Seixas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.