Jaraguá do Sul celebra 146 anos de cidadania e história

Foto: divulgação

Por: Elissandro Sutil

23/07/2022 - 10:07

 

Colégio Marista São Luís comemora 110 anos de fundação e permeia o desenvolvimento da cidade

Fundada em 25 de julho de 1876, Jaraguá do Sul comemora 146 anos de história em 2022. Considerada a cidade que mais se desenvolveu economicamente nos últimos três anos no estado, Jaraguá do Sul é também a quinta maior economia de Santa Catarina. Com indústrias conhecidas nacional e internacionalmente de setores como tecnologia, têxtil, metalurgia e prestação de serviços, é fácil reconhecer o grande valor intelectual e cultural dos cidadãos que compõem a região.

De acordo com o diretor do Colégio Marista São Luís, Luciano Petry, Jaraguá do Sul é uma cidade que se destaca positivamente a nível nacional em diversos aspectos. “Tenho plena certeza de que nossa cidade é o que é, devido a educação de qualidade que sempre apresentou. A presença do Colégio Marista São Luís há 110 anos na cidade contribuiu muito na formação de várias lideranças que souberam levar Jaraguá do Sul a ser uma cidade referência do Brasil”, afirma.

O desenvolvimento das duas instituições centenárias – o colégio e a cidade – segue linhas paralelas, que se apoiam na educação e desenvolvimento da comunidade. A presença Marista na região começou com uma Escola Paroquial no centro da cidade, evoluiu para um internato e hoje sua ampla estrutura localizado no coração do município é uma referência para as milhares de famílias que por ali passaram e continuam até hoje, perpetuando a cultura local por meio de valores sólidos, cidadania e solidariedade.

Mentes atuais, corações atemporais

Assim como a histórica Jaraguá do Sul, o Colégio Marista se baseia em alicerces sólidos para poder inovar e evoluir, trazendo métodos sempre atuais para os pequenos cidadãos. “Sempre é necessário evoluir”, revela o diretor Petry. Por isso o Colégio Marista São Luís está sempre atento às principais mudanças e evoluções para melhor atender a sociedade Jaraguaense, mantendo sempre os valores que acredita serem fundamentais para o desenvolvimento da cidade e seus cidadãos.

A estrutura tombada e preservada no centro da cidade, com mais de 71.000 m² de área total, ganha novidades periodicamente para atender a demanda da cidade. No início do ano foi inaugurado o Berçário Marista, que atende crianças a partir de 4 meses zero a três anos, momento muito importante de desenvolvimento cognitivo. Em ambientes tranquilos e acolhedores, os bebês fazem parte de um cotidiano escolar que promove a construção de vínculos seguros com suas professoras, ao mesmo tempo em que participam de experiências que estimulam e potencializam o desenvolvimento motor, dos sentidos, da oralidade, da autonomia e da criatividade.

A Educação Infantil ganhou também as Casinhas na Árvore. Locais encantadores de aprendizado lúdico e multidisciplinar, sem deixar de lado a magia da natureza e o bem-estar que áreas verdes proporcionam. São espaços planejados com intencionalidade para aliar saberes à intencionalidade do brincar, tão importante para as crianças.

Ex-aluno sim, ex-marista, nunca!

Confira depoimentos de cidadãos formados pelo Colégio Marista:

——————————-

Cristiano Raboch CSM
Ex-aluno e pai de aluno da educação infantil

Foto: divulgação

Em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional pode-se dizer que é fundamental o papel dos valores ensinados na escola. É no colégio que a gente aprende a socializar, adquirir conhecimentos, cultura, informações e nos faz entender melhor esse mundo em que vivemos. A gente vai além daquilo que aprendemos em nossa casa, com nossos pais. É onde vamos buscar repertório de conhecimento para poder se desenvolver.

E em relação à questão profissional, a escola tem um papel fundamental para nos adaptar a esse mundo corporativo em que estamos inseridos. Hoje ele muda muito rápido, é preciso se reciclar e aprender coisas novas sempre. E esse processo de aprendizado constante começa lá na escola, com uma boa base que prepara sua cabeça para desenvolver maneiras de adquirir conhecimentos.

Eu percebo que a educação é fundamental e tem um papel importante no desenvolvimento de uma cidade. A exemplo de Jaraguá do Sul, uma cidade muito desenvolvida, nós temos muitas indústrias, muitos produtos desenvolvidos para o Brasil e para o mundo e nós conseguimos fazer isso porque é uma cidade que investe muito na questão de educação.
Aqui se investe muito no desenvolvimento intelectual dos cidadãos e esse conhecimento está diretamente ligado ao desenvolvimento da nossa região.

Professor Oswaldo José Mabba

Foto: divulgação

Minha trajetória de vida está intimamente ligada à história de Jaraguá do Sul e também do legado Marista na região. Estudei no Seminário no Sagrado Coração de Jesus e fiquei lá até o final da Teologia. Depois de fazer pós-graduação em Psicologia e Pedagogia, o que abriu o carisma para o trabalho do magistério. O diretor do Colégio Marista São Luís, Irmão Adilson Suhr, em 1990 me chamou para lecionar Ensino Religioso e Psicologia para a 3ª Série do Ensino Médio. Lá permaneci até 2004.

Jaraguá do Sul é considerada uma das melhores cidades para se viver, com um padrão de qualidade de vida muito bom. Jaraguá completa 146 anos de história e desde cedo contamos com pessoas focadas no desenvolvimento e no avanço e isso vem diretamente da educação. Por isso é seguro dizer que o Colégio Marista contribui desde o início dessa trajetória, que tem aí seus 110 anos, para essa qualidade de vida e desenvolvimento.

Os empresários que fazem a cidade ser conhecida no Brasil e no mundo, passaram de alguma forma pelo Marista. Diversos irmãos que passaram pela direção e que contribuíram enormemente para a educação de cidadãos capacitados, conscientes, bons cristãos, pessoas solidárias, com carisma e que acima de tudo são humanos. Protagonismo social também é um diferencial que afeta positivamente a cidade, sua história e também seu futuro.

Notícias no celular

Whatsapp