A partir desta sexta-feira (26), a vacina contra a gripe está liberada para crianças de seis meses até 12 anos. A ampliação da faixa etária para este grupo prioritário de vacinação foi comunicada ao município no fim da tarde de quinta-feira (25) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive).
Até então, por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina só estava indicada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
Conforme a Prefeitura, a vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, sendo de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
Dessa forma, a vacinação contra a influenza permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. A vacina está disponível nas Unidades de Saúde com sala de vacinação.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, este ano houve uma antecipação da circulação dos vírus respiratórios no estado, como o da influenza e que, neste momento, os dados indicam uma tendência de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que os casos de SRAG por influenza já correspondem a mais de 10% do total.
De acordo com o ofício encaminhado ao Ministério da Saúde “a análise por faixa etária evidencia que 40% das SRAG por influenza ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos de idade e 40% em idosos com mais de 60 anos de idade.
Dia D de vacinação neste sábado
Neste sábado (27), algumas Unidades Básicas de Saúde e a Central de Imunização do Município estarão abertas para atender o público.
Confira as Unidades abertas neste sábado:
Central de Imunização: 7h30 às 13h;
UBS Barra do Rio Cerro: 9h às 12h;
UBS João Pessoa: 7h às 13h;
UBS Rau: 7h às 13h;
UBS Aroldo Schulz (antigo Pama): 9h às 13h;
UBS Estrada Nova: 7h30 às 11h30.