Alunos do 1º ano da EMEB Albano Kanzler, desenvolveram uma ação pedagógica criativa e cheia de significado. A proposta, coordenada pelas professoras Andréia Jaqueline Renta e Greise Mariana Gonçalves, teve como objetivo contemplar uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que consiste em “identificar e relatar semelhanças e diferenças nos usos de espaços públicos — como praças e parques — voltados ao lazer e às diferentes manifestações culturais”.
Natal de Joinville e Festa das Flores são destaques da agenda cultural
Inspirados na tendência dos desenhos conhecidos como “Bobbie Goods”, as professoras e os estudantes criaram uma nova versão chamada “Jara Goods”, adaptando a ideia para a realidade jaraguaense. Utilizando a inteligência artificial, elas recriaram espaços de lazer de Jaraguá do Sul, representando locais como parques, museus, áreas esportivas e a biblioteca municipal, entre outros pontos de encontro e convivência da cidade.
Com participação do Senai, programa de bioinformática é lançado na COP30 pelo MCTI
Durante as aulas, além de colorirem os desenhos, os alunos assistiram a vídeos educativos, realizaram leituras e debateram sobre as diferentes utilidades e formas de uso desses espaços públicos, reconhecendo a importância de cada um para o lazer, a cultura e a socialização.
Como culminância da ação pedagógica, está programada uma viagem de estudos ao Parque da Inovação, no início de dezembro. A visita tem como objetivo consolidar os aprendizados de forma prática, permitindo que as crianças observem de perto um espaço público moderno e multifuncional, vivenciando experiências significativas fora do ambiente escolar.