Janeiro se despede com sol e calor no Sul catarinense

Foto: OCP News Criciúma

Por: OCP News Criciúma

31/01/2024 - 08:01 - Atualizada em: 31/01/2024 - 08:02

A quarta-feira segue sendo influenciada pelo sistema de alta pressão em SC, que mantém o predomínio de sol entre poucas nuvens na maioria das regiões. Em Criciúma, a máxima hoje deve chegar aos 30 graus.

Nao há previsão para chuva e temporais.

O vento sopra com fraca intensidade predominando de quadrante leste, mas varia de direção ao longo do dia pelo estado. Mar calmo com ondulações de direção sudeste/leste e alturas entre 0,5 e 1,0 m em toda a costa catarinense.

QUINTA-FEIRA (01/02)

Na quinta-feira (01/02), com a influência da alta pressão, o tempo segue com predomínio de sol e variação de nuvens no período da manhã e em parte da tarde por SC. Entre a tarde e à noite segue a condição típica de verão, com a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados, devido a disponibilidade de umidade combinada com o calor em praticamente todas as regiões, ocorrendo com maior intensidade no nordeste de SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.

O vento sopra de direção nordeste a noroeste do Extremo Oeste aos planaltos e variam de direção sul a leste no litoral e proximidades.
O mar segue calmo com ondulações de direção leste/sudeste e alturas entre 0,5 e 1,0 m em toda a costa de SC.

SEXTA-FEIRA (02)

Na sexta-feira (02), a área de alta pressão continua influenciando o tempo no estado, que fica com sol e variação de nuvens entre a manhã e o meio da tarde. Novamente entre a tarde e à noite, a combinação de calor e umidade favorece a formação de pancadas de chuva e de temporais isolados entre os planaltos e o litoral, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (03), a alta pressão segue mantendo o sol predominando pelo estado entre a manhã e à tarde, e entre a tarde e à noite há condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais bem isolados em áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e do Alto Vale do Itajaí.

No domingo (04), instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e umidade, intensificam os temporais pelo estado entre a tarde e à noite, que podem vir com raios, rajadas de vento intensas, queda de granizo e chuva intensa e volumosa, com risco moderado a alto para ocorrências.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina