Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida!

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

16/01/2023 - 09:01 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:25

O Janeiro Branco é dedicado a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para tudo o que diz respeito à saúde mental dos seres humanos.

Dessa forma, a campanha visa estimular a prevenção de problemas como estresse e ansiedade, salientando a importância dos cuidados com a saúde mental. Ainda, como ela pode influenciar, inclusive, no aparecimento de outras doenças físicas e emocionais.

A estratégia de trazer maior evidência para o assunto no mês de janeiro vem justamente da ideia de iniciar um novo ciclo de forma saudável e mais tranquila. Assim, o objetivo é propor a reflexão sobre emoções, relacionamentos e expectativas.

A campanha Janeiro Branco tem uma proposta: “Que tal fazermos um pacto pela saúde mental da humanidade em torno da ideia de que todo cuidado conta?” Cultivar hábitos e atividades que proporcionem bem-estar, praticar o autoconhecimento e procurar ajuda profissional são algumas atitudes que podem garantir uma mente mais saudável e equilibrada.

Confira as dicas de como cuidar de sua saúde mental:

  • Tire um tempo para você: em meio aos compromissos da rotina, é importante parar para respirar.
  • Busque o equilíbrio: tente manter uma organização na realização das tarefas de aula e trabalho, equilibrando as responsabilidades com as atividades de lazer e descanso.
  • Cuide do corpo: praticar atividades físicas ajuda na liberação de substâncias no organismo que causam as sensações de bem-estar, conforto e melhoram o humor.
  • Mantenha boas relações: busque estar próximo das pessoas que você ama e te fazem bem, como família, amigos e amigas, mesmo que virtualmente.
  • Durma com qualidade: investir numa boa noite de sono, significa investir em mais saúde e qualidade de vida.
  • Procure ajuda: preste atenção em você. Se estiver com dificuldades em lidar com as suas emoções, procure ajuda profissional.

Texto: Ana Caroline Birr – CRP 12/19605

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc