A Prefeitura de Florianópolis informa que a interdição total da navegação no canal entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio, na Lagoa da Conceição, encerra ao final desta sexta-feira (31). Depois disso, enquanto acontecer a demolição da antiga ponte, poderá haver apenas interrupções parciais e esporádicas da passagem de embarcações de todos os tipos, inclusive jet skis. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
A demolição da velha travessia, que integra a programação das obras de revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa, por sua vez, deve terminar em meados de novembro. Mesmo assim, a administração municipal solicita atenção dos navegantes à sinalização náutica para evitar acidentes.
Já foi removido todo o vão central da ponte antiga que, além de duas escavadeiras com rompedores hidráulicos, precisou de balsas de apoio para depósito do entulho. As balsas serão retiradas nesta sexta-feira, e o material resultante, encaminhado de caminhão para o devido descarte. No momento, vêm sendo realizada a demolição da cabeceira do lado do Centrinho para, na sequência, ser feito o mesmo na cabeceira próxima da Avenida das Rendeiras.
Próximos serviços
Concluída essa etapa das obras, haverá em paralelo a implantação de mais duas áreas públicas de convivência social e contemplação das belezas naturais da região, nos terrenos das ex-cabeceiras da ponte antiga. São elas, o segundo boulevard do lado do Centrinho, um deck de madeira com guarda-corpo metálico devido à altura com relação às águas da lagoa, e uma praça, próximo da Avenida das Rendeiras.
Para o término de toda essa requalificação da Lagoa da Conceição, falta finalizar as obras da praça ao lado do restaurante Oliveira e o deck contemplativo perto do primeiro boulevard, e revitalizar os passeios ao longo da Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404).
Em novembro, a nova ponte da Lagoa vai começar a receber iluminação cênica, com possibilidade de mudança de cor tal como a ponte Hercílio Luz. A empresa responsável pela execução da construção da travessia e obras complementares, a Cejen Engenharia Ltda., vai instalar refletores na parte debaixo e no alto de cada um dos nove pilares. Essa estrutura ficará pronta até a entrega total da revitalização do entorno da nova ponte, prevista para dezembro.
 
                            