Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Instrumentos raros chamam atenção nos grandes concertos do Femusc

Foto: Diego Redel/WeArt.

Por: Elisângela Pezzutti

12/01/2023 - 15:01 - Atualizada em: 12/01/2023 - 15:34

Quem participa da programação do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), tem a oportunidade de acompanhar a apresentação de dois grandes instrumentos musicais raros e pertencentes ao período da música antiga: o Cravo e a Teorba.

Na última quarta-feira (11), por exemplo, o Concerto de Brandemburgo nº 5 contou com solos de traverso, violino, e cravo. “Com um solo grandioso de cravo, essa obra foi composta para ser tocada pelo próprio Bach e é muito recomendada aos apreciadores do instrumento”, salientou o maestro Alex Klein, idealizador do Femusc. O concerto teve ainda uma suíte para violoncelo em Dó Maior. Em seguida, a obra Chacona, originalmente escrita para violino, foi tocada em solo de cravo pelo professor Fernando Cordella.

Já nesta quinta-feira (12), às 20h30, a Orquestra de Música Antiga traz ao palco a Teorba, instrumento barroco de cordas criado na Itália e similar ao alaúde.

A Teorba será utilizada pelo regente Felipe Biesek de Novaes, no Concerto em Ré Maior do compositor barroco alemão Johann David Heinechen. A obra contará também com solistas de traverso, oboé, violino e violoncelo.

O concerto é transmitido, ao vivo, em alta definição, no canal do YouTube do Festival Internacional de Música de Santa Cataria: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.

Mais de 200 apresentações

A 18ª edição do Femusc vai até o dia 28 de janeiro, na Scar, em Jaraguá do Sul. Cerca de 900 músicos e estudantes do Brasil e de outros 32 países participam do Festival e realizam aproximadamente 200 apresentações em diversos pontos da cidade.

Idealizado pelo maestro Alex Klein, o Festival traz músicos renomados como Simon Bernardini, membro da Orquestra Filarmônica de Berlim; a violinista Débora Wanderley, a cantora Jane Duboc e o sanfoneiro gaúcho Renato Borghetti, entre outros.

A programação traz concertos formais, músicas de câmara, orquestras sinfônicas, shows de música popular e três óperas, montadas exclusivamente para o evento.

Todas as apresentações têm acesso gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos, na Secretaria da Scar. Os bilhetes são distribuídos, sempre, 48 horas antes de cada concerto.

Sobre o Femusc

O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece até 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o Festival reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. Saiba mais acessando www.femusc.com.br.

Serviço:

18ª edição do Femusc
Até 28 de janeiro de 2023
Local: Centro Cultural Scar, Jaraguá do Sul (SC) e em diversos espaços da cidade.

Transmissão ao vivo para todo o Brasil: https://www.youtube.com/user/institutofemusc

Informações: [email protected]

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.