Instituto do Meio Ambiente divulga quinto relatório de balneabilidade da temporada em SC

Foto: Marco Fávero / Secom

Por: Luan Tamanini

06/01/2024 - 16:01 - Atualizada em: 06/01/2024 - 16:52

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 117 estão próprios para banho, o que representa 49,16%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 46 estão adequados para banho, o que equivale a 52,87%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários. São eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas sobre o relatório nº 05 da temporada podem ser conferidas na íntegra neste link.

No site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das últimas coletas e o resultado mais atualizado da propriedade de determinado ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu histórico do ponto desejado.

Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

Notícias no celular

Whatsapp