Na manhã desta terça-feira (16), representantes das áreas de saúde, educação e segurança participaram de uma reunião na Prefeitura de Joinville sobre a sexta e última parada programada da ETA Cubatão. O prefeito Adriano Silva abriu o encontro destacando a importância das obras de modernização da estação e o impacto positivo para o abastecimento de água da cidade.
A parada está prevista para sábado (20), a partir das 16h, com duração aproximada de 16 horas — até a manhã de domingo (21). Durante o período, serão substituídas peças que permitirão a interligação das adutoras de 700 mm e 900 mm, possibilitando o funcionamento independente após a conclusão dos serviços. Também serão realizados testes para o início da operação da nova subestação de energia.
O diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, Sidney Marques de Oliveira Júnior, e a diretora Operacional, Janine Smania Alano, apresentaram o plano de contingência e simulações sobre possíveis reflexos do desabastecimento.
Entre as medidas, estão previstas ações de consumo consciente e a disponibilização de caminhões-pipa para atender unidades críticas. As instituições foram orientadas a garantir acesso às caixas d’água, revisar sistemas hidráulicos e monitorar os reservatórios durante a intervenção.
Janine reforçou que atividades com maior consumo de água devem ser antecipadas até quinta-feira (18). Para as escolas, a orientação é restringir o uso a serviços essenciais a partir de sexta-feira (19), garantindo o abastecimento para o retorno das aulas na segunda-feira.
“O momento é de planejamento. Quanto mais organizadas estiverem as instituições e a população, mais rápido será o reabastecimento após a conclusão da obra”, ressaltou o prefeito Adriano Silva.