Começou nesta segunda-feira (27), mais um Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Criado pelo Ministério da Saúde em 2002, o levantamento permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre chikungunya e zika.
- Veja quando acontece a reinauguração do Mercado Municipal de Jaraguá do Sul
- Brasil registra 21 mortes por dengue nos primeiros 27 dias de 2025
Os agentes de endemias farão o trabalho de pesquisa e coleta em todos os bairros, obedecendo uma metodologia de amostragem, conforme o número de imóveis de Jaraguá do Sul. Os quarteirões visitados são sorteados. Vale ressaltar que os agentes estão devidamente uniformizados e com identificação da Prefeitura (crachá, colete e bolsa de identificação), a fim de garantir a segurança dos munícipes enquanto as visitas estiverem ocorrendo. O trabalho vai se estender até 14 de fevereiro.
“O levantamento é um importante indicador dos criadouros do mosquito que mais predominam na cidade. Isso nos ajuda a antecipar ações de prevenção”, destaca o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.
O apoio da população é fundamental para o levantamento. “Receber os agentes de endemias de maneira receptiva e seguir as orientações fornecidas são passos cruciais no combate à dengue. Esses profissionais são aliados na proteção da saúde pública. A saúde da comunidade depende do esforço de todos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli.
Como identificar um agente de endemias

Foto: PMJS/Divulgação
Eles são facilmente identificáveis. Usam colete verde com o logotipo oficial da Prefeitura, crachá com foto e uma bolsa utilizada para transporte dos materiais de trabalho. Se deslocam em veículos ou motocicletas oficiais do município. A identificação clara e visível tem como objetivo facilitar o reconhecimento por parte da população, promovendo a confiança e a colaboração no momento das visitas domiciliares.
Onde confirmar a identificação do agende de endemias
Em caso de dúvidas sobre a identificação do agente, o munícipe pode acessar o site da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Na aba “Prefeitura”, clique em “Contatos”, “Funcionários” e “Prefeitura” novamente. Digite o nome que consta no crachá de identificação do agente e clique em “Pesquisar”. Na tela aparecerá a matrícula, nome completo e o setor onde o servidor trabalha.