As inscrições para os interessados em trabalhar com comércio ambulante nos cemitérios municipais de Joinville durante o Dia de Finados abrem na próxima terça-feira (7/10), às 8h, e seguem até sexta-feira (10/10), às 17h. O processo pode ser feito de forma presencial ou online.
Na opção presencial, é necessário realizar o agendamento pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (47) 98813-6417 e dirigir-se no dia e horário agendados à sede da Secretaria de Meio Ambiente (rua Dr. João Colin, 2719 – Santo Antônio).
Já na inscrição online, o interessado deve acessar o sistema TMI – Tributos Municipais Inteligentes, selecionar o serviço “Atendimento SAMA – Autorizações em Vias e Área Pública” e clicar em “Autorização para Comércio Ambulante – Eventual Finados”. Depois, é só realizar o cadastro e anexar os documentos exigidos.
O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no link. Na página, também é possível conferir o mapa com os 66 pontos disponíveis para a comercialização dos produtos e a lista dos documentos necessários, como documento de identificação pessoal, cópia do comprovante de residência atual, cópia do alvará sanitário (para manipulação de alimentos), comprovante de inscrição no CadÚnico (para quem possuir) e Certificado de Microempreendedor Individual (MEI) para quem for pessoa jurídica.
Comércio ambulante permite venda de flores, velas, alimentos e outros itens
A comercialização será permitida no período de 1º e 2 de novembro de 2025. A licença autoriza a venda de flores artificiais com ou sem vasos, vasos avulsos artesanais ou industrializados, velas em pacotes ou avulsas, caixa de fósforo e isqueiros.
Já no setor de alimentos, serão concedidas autorizações para a venda de alimentos preparados em veículo transportador (carrinho com propulsão humana, food bike e/ou food truck), guloseimas embaladas e/ou bebidas não alcoólicas.
A documentação será analisada pela Unidade de Concessões e Atendimento ao Público da Secretaria de Meio Ambiente, que habilitará ou inabilitará o candidato para prosseguir com a etapa de pontuação e classificação.
O resultado da classificação será divulgado no dia 16 de outubro, no Diário Oficial do Município, e estará disponível para consulta via protocolo de inscrição.
O interessado poderá consultar o resultado do processo por meio do Sistema TMI: basta inserir número do protocolo e de chave de consulta (disponível no rodapé da capa do protocolo) e acessar a aba “Histórico” para acompanhar o andamento do processo. Também é possível consultar pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (47) 98813-6417.
Ao todo, serão autorizados 66 pontos de comércio, sendo 17 no Cemitério Municipal, 15 no Cemitério São Sebastião, sete no Cemitério Dona Francisca, quatro no Cemitério Cubatão, quatro no Cemitério Cristo Rei, 15 no Cemitério Nossa Senhora de Fátima e quatro no Cemitério Pirabeiraba.