A relação dos dez projetos classificados para receberem fomento do programa Inova Criciúma foi divulgada no Diário Oficial pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Administração Municipal.
Das 45 startups inscritas no edital Inova 2023, 32 passaram para a segunda etapa, onde foram selecionadas as 19 que obtiveram acima de 70 pontos.
“Ao final foram classificados os dez projetos com as pontuações mais altas. A partir de agora todas devem cadastrar o plano de trabalho no Sistema de Gestão de Recursos Repassados (GER) para, então, receberem o fomento”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.
Na próxima quarta-feira (5), será realizado um workshop com os representantes dos projetos classificados para orientar como cadastrar o plano de trabalho no sistema GER.
“Até o final de abril, as startups que finalizarem o processo devem receber o valor de R$ 25 mil em única parcela”, esclarece Potelecki.
Investimento em novos negócios inovadores
No total, serão repassados R$ 250 mil em recursos procedentes do Fundo Municipal de Inovação (FMI) para projetos inovadores. Startups como o Que Barbada, um aplicativo que conecta pessoas a bares, pubs, restaurantes e eventos, e que foi o projeto que obteve a melhor pontuação.
“A nossa plataforma concentra a programação dos locais de Criciúma e região, e diariamente vai divulgar as promoções, o cardápio, enfim todas as informações necessárias, para auxiliar o usuário que busca uma opção de lazer e entretenimento. Além disso, o aplicativo também é uma ferramenta para os empresários divulgarem seus empreendimentos”, explica Cristian Macan, idealizador do Que Barbada.
Sobre as Startups em Criciúma
O Mapeamento Startup Santa Catarina 2022, realizado pelo Sebrae/SC, reconheceu Criciúma como a quarta cidade catarinense com mais startups. Nos últimos quatro anos, o número de empresas com base tecnológica no município aumentou 80%.
Segundo dados da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em 2018, o município tinha cadastradas 294 empresas na área da tecnologia, em 2022, eram mais de 500.
“A lei da Inovação e todos os programas implantados a partir de 2019 tem como objetivo criar essa cultura do empreendedorismo inovador, incentivando os empreendedores a tirarem suas ideias do papel”, ressalta Potelecki.
Assim como poderão fazer os idealizadores da plataforma Que Barbada.
“Ser contemplado com o edital do Inova é muito importante, porque com esse recurso poderemos investir em uma estratégia de marketing e também no reforço do time operacional”, finaliza Macan.
Confira as 10 startups aprovadas no programa Inova Criciúma:
Gabriel – Que Barbada
Eduardo Pereira Pini
Proxpect Tecnologia
Danielli – Farmasus
Fazendo Insetos
Hyan Dias Tavares
First Capital
Rosane – Jabuticabeiras
Vinicius Neto Bem
Easy Alert