Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Iniciativa de Criciúma é reconhecida entre os 30 melhores projetos de gestão pública em SC

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

05/09/2025 - 11:09

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, foi destaque no Prêmio FECAM – Práticas de Excelência 2025 – com o programa “Mão na Roda”, voltado ao incentivo ao empreendedorismo. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (3), durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC 2025), realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, participou do evento e destacou a importância do reconhecimento para o fortalecimento das políticas públicas de apoio aos micro e pequenos empreendedores.
“O programa surgiu com o objetivo de fomentar o empreendedorismo em Criciúma, promovendo inclusão produtiva, acesso facilitado ao crédito e incentivo à formalização dos pequenos negócios. Esse reconhecimento estadual confirma que estamos no caminho certo, apoiando quem movimenta a economia da nossa cidade”, afirmou.
Entre mais de 200 iniciativas inscritas, a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) selecionou 30 projetos de excelência, e Criciúma conquistou espaço com o programa de microcrédito que já beneficiou mais de mil microempreendedores. O prêmio foi recebido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Rocha Fabris, e pelo diretor de Empreendedorismo, Marlon Araújo
“Essa premiação reforça a relevância do programa e evidencia o potencial de Criciúma como referência em gestão pública, desenvolvimento e empreendedorismo para todo o estado. O ‘Mão na Roda’ tornou-se uma política pública sólida e inovadora, capaz de transformar a realidade dos pequenos empreendedores”, destacou Fabris.

O que é o Mão na Roda?

O programa “Mão na Roda” é uma política pública pioneira em Criciúma que visa fomentar o empreendedorismo local. A iniciativa oferece microcrédito de até R$ 5 mil, parcelado em oito vezes, sendo que seis parcelas são pagas pelo próprio beneficiário e as duas últimas são subsidiadas — a sétima pelo Município e a oitava pelo programa Juro Zero do Governo do Estado de Santa Catarina.
Além do acesso facilitado ao crédito, o programa de Criciúma também garante orientação, capacitação e suporte técnico por meio da Casa do Empreendedor, incentivando a formalização de negócios, ampliando a base arrecadatória do Município e fortalecendo a economia local.

Resultados expressivos

Desde a sua implantação, o programa já beneficiou 1.077 microempreendedores individuais (MEIs) e movimentou mais de R$ 5 milhões na economia local, garantindo a manutenção de cerca de mil empregos diretos em Criciúma. O impacto também é refletido no crescimento econômico: apenas no primeiro semestre de 2025, Criciúma registrou a abertura de 1.409 novas empresas, totalizando mais de 36 mil CNPJs ativos e atingindo a marca de mais de 81 mil empregos formais.
“Os números comprovam a força do programa e o impacto direto na vida dos empreendedores e na economia da cidade. O ‘Mão na Roda’ não se limita ao crédito: ele oferece orientação, capacitação e acompanhamento, criando condições para que pequenos negócios possam crescer de forma estruturada e sustentável. O resultado é visível não apenas no aumento da formalização, mas também na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. Esse é um passo fundamental para transformar o potencial empreendedor de Criciúma em desenvolvimento real para toda a comunidade”, ressaltou Araújo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.