Iniciam as obras de paisagismo na Praça dos Correios, em Itajaí

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

12/03/2024 - 08:03 - Atualizada em: 12/03/2024 - 08:20

As obras de revitalização da rua Hercílio Luz e da Praça dos Correios chegaram a uma nova etapa: o paisagismo. As equipes trabalham, atualmente, no plantio de árvores frutíferas nos bancos canteiros e na colocação de vasos e novas plantas na rua, bem como no plantio de grama e de mudas diversas na praça, entre outras melhorias para arborizar os espaços de convivência. Até o final deste mês, mais trinta árvores nativas serão plantadas em vasos.

Na Praça dos Correios, os pórticos, que são as estruturas metálicas que compõem o espaço, já receberam mudas trepadeiras que irão sombrear parcialmente o pergolado. Já o paisagismo no espaço pet está na fase final.

Foto: Divulgação

Os canteiros da horta comunitária que haverá na praça foram destinados a uma ação entre os moradores do Centro para o plantio de temperos. O objetivo é deixar o espaço repleto de plantas para a população usufruir na inauguração.

“A previsão é que até a primeira quinzena de junho a obra da Praça dos Correios seja finalizada. Este espaço será mais uma opção de encontros ao ar livre para nossa população. Pensamos em espaços públicos bonitos e agradáveis que convidem as pessoas a promoverem a vitalidade urbana”, comenta o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Rodrigo Lamim.

Ainda na praça, as equipes trabalham na etapa final da infraestrutura e acabamentos, como o deck de madeira, playground, fontes ornamentais e interativas, cobertura dos palcos e as edificações de apoio com banheiros públicos. Ao todo, o espaço terá 2.800 m², com áreas para descanso e contemplação, além de iluminação, mobiliários e bicicletários.

A obra de revitalização da Praça dos Correios faz parte do conjunto de melhorias que o Município realiza no centro da cidade, que inclui a revitalização da rua Hercílio Luz. Mais R$ 15 milhões estão sendo investidos com recursos do financiamento com o Banco Internacional Fonplata.