Nos últimos anos, as grandes e médias cidades foram “invadidas” pelo fenômeno dos atacadões ou atacarejos, grandes supermercados que vendem produtos em grande por preços menores a partir de certa quantidade.
Nesses estabelecimentos é possível ver uma grande parte do que é feito com máquinas produzidas pela Indumak. Além das embalagens dos produtos, podemos ver grandes fardos armazenados sobre as gôndolas. Para o fechamento dos fardos, são usadas máquinas automatizadas apropriadas, e para disposição dos fardos nos pallets para transporte até os pontos de venda, máquinas com braços robóticos realizam a operação.
È um pequeno exemplo da gama de possibilidades que o sistema de máquinas automatizadas para o processo de embalagem, armazenamento e transporte de produtos do qual a Indumak faz parte. E como uma empresa em evolução contínua, a empresa estuda continuamente o aprimoramento das máquinas, considerando também as necessidades e exigências da sociedade.
Economia circular
Entre essas, podemos destacar a questão da economia circular, que prevê o reaproveitamento de materiais (respeitando as devidas restrições, como por exemplo, embalagens de alimentos) e medidas para preservação do conteúdo perecíveis com técnicas que substituem a aplicação de aditivos para preservação dos produtos.
Preservação e longevidade dos alimentos
Entre eles está a conhecida embalagem a vácuo e a “atmosfera modificada”, que implica na administração do oxigênio, gás responsável pela oxidação que altera as características do conteúdo embalado. Essa técnica aumenta a vida útil dos alimentos.
Liberação de gás (injeção de nitrogênio)
Esse componente de um sistema de embalagem injeta gás nitrogênio inofensivo ou algum mix de gases para a embalagem, expulsando o oxigênio imediatamente antes da selagem.
Válvulas unidirecionais
Frequentemente usadas no empacotamento do café em grãos, essas válvulas de plástico permitem que os gases escapem da embalagem sem deixar mais nada entrar.
Embalagem a vácuo
É um método bastante conhecido de atmosfera modificada. O vácuo, graças à supressão do oxigênio do ar, propicia uma conservação isenta de químicos, alongando notavelmente o período de conservação do alimento, seja fresco ou processado.
Barreira de materiais de embalagem
Essas películas de embalagem especiais fornecem permeabilidade reduzida ao oxigênio e umidade.
Pacotes dessecantes
Geralmente encontrados em frascos de comprimidos, os pacotes dessecantes absorvem o oxigênio ou a umidade do ambiente.