Imigração Italiana em SC: comissão organizadora planeja comemoração da epopeia que completa 150 anos em 2025

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

01/02/2024 - 16:02 - Atualizada em: 01/02/2024 - 16:20

A Comissão Organizadora dos Festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina, que será celebrada em 2025, voltou a se reunir nesta semana. O encontro ocorreu em Blumenau, na Fundação Cultural do município.

“Um planejamento cuidadoso está em execução para garantir atividades à altura desse capítulo crucial na história de Santa Catarina”, afirma o deputado Dr. Vicente Caropreso, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália na Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação

Homenagem a Moacir Bogo em fevereiro

No encontro foi definida a realização de Sessão Especial na Assembleia Legislativa para comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil. O pedido partiu da cônsul geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti.

O ato será realizado no dia 26 de fevereiro e um dos homenageados será o empresário de origem italiana Moacir Luiz Bogo, que faleceu em janeiro, aos 76 anos. Ele receberá in memoriam o título de “Cavaliere della Repubblica Italiana” uma condecoração do governo italiano pelo empenho em divulgar a cultura italiana durante toda a sua vida. Líder empresarial do ramo do transporte e turismo, Bogo foi Agente Consular Honorário da Itália para Joinville e região por 12 anos e fundador do Círculo Italiano no município.

História

No Brasil, os primeiros 388 imigrantes italianos desembarcaram em 21 de fevereiro de 1874 no porto de Vitória, no Espírito Santo, a bordo do navio “La Sofia”. Esse evento marcou o início da grande imigração italiana no país. Em Santa Catarina, os primeiros 108 colonos italianos chegaram em 1875, estabelecendo-se em Brusque. Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, contando com mais de 100 mil catarinenses que possuem cidadania italiana.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.