A Comissão Organizadora dos Festejos dos 150 anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina, que será celebrada em 2025, voltou a se reunir nesta semana. O encontro ocorreu em Blumenau, na Fundação Cultural do município.
“Um planejamento cuidadoso está em execução para garantir atividades à altura desse capítulo crucial na história de Santa Catarina”, afirma o deputado Dr. Vicente Caropreso, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália na Assembleia Legislativa.
Homenagem a Moacir Bogo em fevereiro
No encontro foi definida a realização de Sessão Especial na Assembleia Legislativa para comemorar os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil. O pedido partiu da cônsul geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugênia Tiziana Berti.
O ato será realizado no dia 26 de fevereiro e um dos homenageados será o empresário de origem italiana Moacir Luiz Bogo, que faleceu em janeiro, aos 76 anos. Ele receberá in memoriam o título de “Cavaliere della Repubblica Italiana” uma condecoração do governo italiano pelo empenho em divulgar a cultura italiana durante toda a sua vida. Líder empresarial do ramo do transporte e turismo, Bogo foi Agente Consular Honorário da Itália para Joinville e região por 12 anos e fundador do Círculo Italiano no município.
História
No Brasil, os primeiros 388 imigrantes italianos desembarcaram em 21 de fevereiro de 1874 no porto de Vitória, no Espírito Santo, a bordo do navio “La Sofia”. Esse evento marcou o início da grande imigração italiana no país. Em Santa Catarina, os primeiros 108 colonos italianos chegaram em 1875, estabelecendo-se em Brusque. Atualmente, o Brasil detém o título de país com o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, contando com mais de 100 mil catarinenses que possuem cidadania italiana.