No fim da tarde dessa quarta-feira, dia 05, o Instituto Maria Schmitt (Imas) inaugurou o setor de emergência do Hospital Municipal Américo Caetano do Amaral (Hmaca), em Bom Jardim da Serra. O Imas assumiu a gestão da entidade em novembro de 2021 e, desde então, houve uma evolução na qualidade do serviço prestado.
Desde o dia 31 de dezembro de 2021 até 31 de março deste ano, o Hmaca realizou 9.564 atendimentos. Segundo o diretor-geral do Hospital, Leandro Figueiredo Fernandes, quando o Imas iniciou a gestão, as dificuldades eram grandes, mas que, com o passar do tempo, foram sendo superadas.
“Nós assumimos a gestão em novembro de 2021, a pedido do prefeito Pedro [Luiz Ostetto]. Nós chegamos ali e recebemos uma realidade bem difícil, com o hospital prestes a ser fechado, diversas irregularidades, falta de médico e grandes dificuldades técnicas. Formamos uma parceria com a Prefeitura Municipal. Desde lá, o Hospital tem passado pela reforma e agora fizemos a inauguração da emergência”, relembrou Fernandes.
A inauguração da emergência virou motivo de orgulho para a cidade. “Essa estrutura é digna do que queremos ver no SUS e a Secretaria Municipal de Saúde vai colaborar cada vez mais com essa unidade hospitalar. Todos esses avanços em conjunto trazem melhorias para toda a população local e deixam em evidência a importância da saúde na atual administração municipal. Com essa inauguração, estamos mudando o perfil da saúde não só de Bom Jardim da Serra, mas de toda a região”, explicou a secretária de Saúde da cidade, Mayara Rodrigues de Souza.
Além do novo setor, há planos para uma ampliação dos atendimentos na unidade hospitalar, tornando o Hmaca e Bom Jardim da Serra um ponto de referência na saúde. “Existe um projeto para a ampliação do hospital, em que vai haver um centro cirúrgico, uma reforma da área de internação, um setor de imagem, e a ideia é que esse hospital venha a ser utilizado para prestar serviço não só ao município de Bom Jardim da Serra, mas para toda a Região Serrana”, disse Fernandes.