Imagens: Hospital São José recebe profissionais da Trupe da Saúde

Foto: Divulgação

Por: OCP News Criciúma

17/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 17/10/2023 - 14:44

Um carinho, uma conversa, um gesto de alegria e muitas risadas. Assim foi o resumo da visita da Trupe da Saúde ao Hospital São José. O grupo de Curitiba é formado por palhaças e palhaços profissionais que realizam visitas em hospitais e esta semana estiveram percorrendo os corredores da instituição de Criciúma.

Por meio das linguagens artísticas da palhaçaria, do improviso e da música, a palhaça Solara (Yara Rossatto) e a palhaça Melanina (Biaflora Lima) promoveram encontros com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

“As interações feitas pelas palhaças e palhaços da Trupe da Saúde provocam mudanças na lógica do ambiente hospitalar: transforma o ânimo de pacientes, aumenta a colaboração e melhora o relacionamento entre pacientes e equipes da saúde, entre diversos outros benefícios. A Trupe da Saúde é um projeto da Unicultura, patrocinado pela Lei Rouanet, que há 20 anos atua nos hospitais de Curitiba. Neste momento, a equipe veio para Criciúma por meio do Projeto Fazendo Arte Tecendo a Vida, um projeto também da Unicultura, que está promovendo oficinas nas escolas e a visita ao HSJosé”, explica a produtora da Trupe da Saúde, Vicky Vega.

 

Em mais de 20 anos de projeto, a Trupe da Saúde vivenciou 3,5 mil encontros com pacientes, familiares e equipes hospitalares. Atualmente, a trupe é composta por 12 profissionais das artes que brincam, abraçam, sorri e emocionam ao vivenciar cada história.