No início da tarde desta terça-feira (12), o fiscal do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Jefferson Hernandez, esteve na sede da Águas de Guaramirim para comunicar o embargo temporário de uma empresa localizada em Jaraguá do Sul, apontada como possível responsável pela contaminação no rio Itapocuzinho.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, em ação coordenada com a Defesa Civil de Jaraguá do Sul e com apoio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), realizará descargas de água na vala contaminada para acelerar a limpeza e permitir o retorno da captação e do abastecimento no município o mais rápido possível.
A captação e o tratamento de água em Guaramirim foram novamente interrompidos na manhã desta terça-feira, por volta das 8h, devido ao problema no principal manancial de abastecimento da cidade. Esta é a terceira paralisação registrada nas últimas três semanas.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Defesa Civil e Agricultura, Geovani Satler, a situação desta vez é considerada mais grave.
No início da tarde, Satler atualizou que o abastecimento já está comprometido em todos os bairros do município, reforçando a necessidade de compreensão da população diante da gravidade do cenário.
O prefeito Adriano Zimmermann acompanha a situação de perto e participa das ações de resposta, junto às equipes municipais e órgãos de fiscalização.
As equipes seguem monitorando a situação e realizando testes para confirmar a origem da poluição, que pode estar ligada a atividades industriais às margens do rio.
Ainda pela manhã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Guaramirim, realizaram uma ronda no rio Itapocuzinho para reforçar o monitoramento.