IMA abre inscrições para o Encontro Estadual do ‘Programa Penso, Logo Destino’

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

15/07/2023 - 15:07 - Atualizada em: 15/07/2023 - 15:30

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está com as inscrições abertas para o Encontro Estadual do ‘Programa Penso, Logo Destino’ (PLD), que acontecerá no dia 7 de novembro de 2023, na cidade de Nova Veneza. O público-alvo do evento são coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais. A expectativa é receber 150 pessoas, que representarão até 50 municípios catarinenses.

“O evento é uma parte importante da metodologia de trabalho do Penso, Logo Destino e visa reunir os municípios que aderiram ao programa, buscando promover formação e informação com a divulgação de boas práticas.”, explica o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

A programação do evento contará com a presença de renomados especialistas na área de gestão de resíduos sólidos e logística reversa. Entre os convidados confirmados estão a vice-governadora, Marilisa Boehm, a presidente do IMA, Sheila Maria Martins Orben Meirelles, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, além de representantes de municípios e consórcios municipais.

As inscrições ficarão abertas até dia 15 de setembro e podem ser realizadas neste link

Confira a programação

Foto: Divulgação

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento com a expansão da consciencia das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão dos municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Saiba mais sobre o PLD no site do IMA

Notícias no celular

Whatsapp