Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

IMA abre inscrições para o Encontro Estadual do ‘Programa Penso, Logo Destino’

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

15/07/2023 - 15:07 - Atualizada em: 15/07/2023 - 15:30

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está com as inscrições abertas para o Encontro Estadual do ‘Programa Penso, Logo Destino’ (PLD), que acontecerá no dia 7 de novembro de 2023, na cidade de Nova Veneza. O público-alvo do evento são coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais. A expectativa é receber 150 pessoas, que representarão até 50 municípios catarinenses.

“O evento é uma parte importante da metodologia de trabalho do Penso, Logo Destino e visa reunir os municípios que aderiram ao programa, buscando promover formação e informação com a divulgação de boas práticas.”, explica o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

A programação do evento contará com a presença de renomados especialistas na área de gestão de resíduos sólidos e logística reversa. Entre os convidados confirmados estão a vice-governadora, Marilisa Boehm, a presidente do IMA, Sheila Maria Martins Orben Meirelles, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, além de representantes de municípios e consórcios municipais.

As inscrições ficarão abertas até dia 15 de setembro e podem ser realizadas neste link

Confira a programação

Foto: Divulgação

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 149 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento com a expansão da consciencia das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão dos municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

Saiba mais sobre o PLD no site do IMA

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.