A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, firmou parceria com o UniSENAI para ofertar uma oficina de smartphone a 20 idosos do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt.
A oficina iniciou no dia 8 de julho. Ao todo foram quatro encontros que promoveram o protagonismo da pessoa idosa que, muitas vezes, tem o celular mas não sabe manuseá-lo. A iniciativa repercutiu tão positivamente que os participantes sugeriram a continuidade do curso.
“Por ter muita coisa pra aprender gostaríamos de mais aulas em módulos básico, médio e avançado”, destacou dona Gina Carmen Orellana Lemus. A mesma opinião compartilhada por Maria Selene de Sousa, que afirmou ter gostado bastante da oficina básica de smartfone.
As aulas foram ministradas pelos acadêmicos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no UniSENAI, vinculado a um projeto de extensão. Nos encontros os idosos aprenderam a utilizar as ferramentas e aplicativos do smartphone.
Segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Hildegard Bosshamer, ações como esta são importantes para que as pessoas da terceira idade ampliem seus conhecimentos e coloquem em prática os aprendizados adquiridos. “Essa atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por parte dos idosos, os inserindo ainda mais na sociedade”, pontua.