Idoso morre após ser esmagado por 16 mil pedaços de queijo

Foto: Pier Marco Tacca/Getty Images

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

08/08/2023 - 13:08 - Atualizada em: 08/08/2023 - 15:30

Giacomo Chiapparini, um queijeiro italiano de 74 anos, perdeu a vida após ser esmagado por milhares de pedaços de queijo Grana Padana na sala de maturação de sua fábrica em Bergamo, localizada no norte da Itália, de acordo com as autoridades policiais locais. O caso aconteceu no domingo (6).

Chiapparini entrou na sala de maturação para inspecionar um robô automático utilizado na limpeza dos pedaços de queijo durante o processo de envelhecimento, na área de armazenamento de sua empresa, que operava na fazenda onde ele e sua família residiam e trabalhavam.

No momento da tragédia, a sala continha cerca de 10 corredores com prateleiras que se estendiam do chão ao teto, cada um repleto de cerca de 1.600 peças de queijo, totalizando 16.000 pedaços. A causa exata do colapso inicial que desencadeou o que as autoridades descrevem como um “efeito cascata” que resultou na morte do queijeiro ainda não está clara.

As equipes da polícia, bombeiros e serviços de ambulância, juntamente com outras autoridades locais, foram acionados ao local por volta das 21h de domingo. A busca pelo corpo de Chiapparini debaixo da montanha de queijo levou mais de 11 horas. O falecido foi identificado por sua família, que também era envolvida na operação da fábrica de queijos. O funeral está programado para ocorrer nesta quinta-feira.

A fábrica de queijo Grana Padana de Chiapparini, fundada no final dos anos 1970, produz aproximadamente 15.000 rodas de queijo grana padana por ano, utilizando o leite de vacas criadas na própria fazenda, de acordo com informações do site da empresa. O processo de maturação do queijo varia de 12 a 70 meses.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).